Aula Bíblica Jovens e adultos, Central Gospel – Lição 06: A Pregação e a Doutrina Profética

 

✋ A paz do Senhor:
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição 06:  A Pregação e a Doutrina Profética
Tenham uma excelente aula!
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.

TEXTO ÁUREO
   Joel 2.1
Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto.



 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


OBJETIVOS
*  Conhecer as três formas que os profetas apresentavam suas mensagens;
*  Entender que os profetas, por meio de seus escritos, tornaram-se fundamentais para a construção teológica do Antigo Testamento;
*  Perceber que a mensagem profética está centralizada na pessoa de Deus e que todo pecado, não importa a área, é uma transgressão contra Sua santidade.



TEXTO BÍBLICO BÁSICO
 Jeremias 1.4-124 - Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

5 - Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.

6 - Então, disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.

7 - Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.

8 - Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.

9 - E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.

10 - Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.

11 - Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.

12 - E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.”



INTRODUÇÃO
O profeta em seu tempo estava muito ligado a causa social. Muitos profetas sofreram na pele em seus períodos de vida e atualmente servem para nós como grandiosos fatos e fontes históricas. Todos em seu tempo tiveram alguma perda ou falta, tanto os que profetizavam no palácio, quanto os que profetizavam no campo. Devemos compreender que haverá sempre uma conexão histórica entre as profecias do passado com o nosso momento atual, isso é visível dentro de uma aplicação bíblica realizada por um pregador.


l. A PREGAÇÃO PROFÉTICA E SUAS FORMAS
Por que há uma classificação das mensagens proféticas? Porque Deus, tratou e falou através da vida de seus instrumentos de variadas formas diferente, a classificação serve para nós identificarmos a forma em que Deus está falando através do homem.


1.1. A mensagem falada
Os profetas do passado usavam o “assim diz o Senhor”, com isso conseguiam trazer o despertamento e a atenção dos seus ouvintes; os profetas da atualidade atualizaram a introdução da mensagem com o “eis que te digo”, com esse início da fala, todos que a ouvem se calam e o porta voz dar continuidade ao recado de Deus.

Além de falarem, os profetas eram excelentes estrategistas; ao iniciarem as suas mensagens e ministérios. João, o Batista é um excelente exemplo. Ao falarem os profetas teriam de ter ouvintes, e a maior quantidade de ouvinte era ocorrido pela confiança que o profeta conquistava do seu povo, quanto maior fosse a confiança que o povo tinha no profeta, maior seria o número de seus ouvintes.

O povo ia até ao Jordão ouvir um profeta precursor porque tinham confiança na mensagem que era falada, mesmo a mensagem sendo dura, forte e pesada. A mensagem de João, o Batista atraia os seus ouvintes; porque era uma mensagem vinda diretamente do coração do Pai. João em meio ao deserto se aproveitava do vento para levar a sua profecia e pregação ao maior número de ouvintes. Como naquele tempo não tinha aparelhagem de som, os profetas eram obrigados a terem ideias e improvisações.


1.2. As ações simbólicas
Por que Deus usou o simbolismo para lidar e tratar com os ouvintes dos profetas? A mensagem de forma simbólica é uma mensagem fora do comum, impactante e chamativa. Alguns de seus profetas, Deus os chamou através de mensagens simbólicas, como o caso do profeta Jeremias e serviu para marcar tanto a vida e ministério do profeta, de seus ouvintes e também a nossa (Jeremias 1:1-19). A Bíblia é repleta de mensagens simbólicas de Gênesis a Apocalipse. E Deus sobrepujou essas mensagens de uma forma clara para a época vivida pelos seus profetas e de uma forma bastante codificada para a geração da atualidade.

“O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor. Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho.” (Oseias 1:2-3)

Deus usou a vida real do profeta Oséias para demonstrar ao seu povo que estavam sendo um povo idólatra e é constituído através da mensagem passada pelo profeta relacionando-as como uma figura de uma esposa infiel, justamente por conta das devoções aos ídolos e por terem abandonado ao seu Senhor.

Casar-se com uma mulher assim não era prudente, portanto, proibido aos sacerdotes; para um profeta seria uma aflição, mas não seria pecado.
Gômer: significa corrupção.

Diblaim: significa “dois bolos” ou “pasta de figos”. Isso significa que Israel estava próximo da ruína e que a sua luxúria e sensualidade seriam a causa de sua queda.

Simbolismos nos nomes dos filhos do profeta Oseias: O simbolismo na vida de Oseias não parou somente em seu casamento, estendeu-se para o nome dos seus filhos.

• Jezreel: “E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jezreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.” (Oseias 1:4)

Deus queria que o seu povo reconhecesse o seu próprio pecado, e por isso o nome do primeiro filho do profeta serviria para relembrar aos israelitas um dos maiores crimes da sua história (2° Rs. 10:1-14).

Esse nome significa “Deus espalhará ou semeará”. O profeta prevê a queda da família real com o nome que é ordenado a dar ao seu primeiro filho. Não os chame de Israel, que significa “domínio”, mas chame-os de Jezreel, que significa dispersão.

“visitarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú”: essa frase é uma referência a uma missão dada a Jeú pelo Senhor para que efetuasse o juízo de Deus sobre a casa de Acabe.

“E naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.” (Oseias 1:5)

O sinal da queda que viria para esse reino foi a quebra do “arco”; isso porque o reino do norte era famoso pelo uso do arco. A ruína aconteceu após a morte de Zacarias, último descendente da família de Jeú.

• Lo-Ruama: “E tornou ela a conceber, e deu à luz uma filha. E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não tornarei mais a compadecer-me da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei.” (Oseias 1:6)

Lo-Ruama significa “sem compaixão”. Pelo simples fato de Israel ter se envolvido em plena idolatria e se recusado a se arrepender, embora grandes profetas lhes tivessem avisados, o reino norte seria destruído como uma nação, para não se levantar nunca mais, ao menos como nação.

Deus mostrou grande misericórdia, mas eles abusaram do favor do Senhor e a perderam. Embora Deus tenha suportado muito, não toleraria mais um povo que odiava ser restaurado.

“Como também diz em Oséias: chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada.” (Romanos 9:25)

O simbolismo do nome da filha do profeta Oseias foi usado tempos depois pelo apóstolo Paulo em sua carta aos romanos, com isso podemos ver quão profundo era a decadência espiritual da época e o impacto da chamada do nome Lo-Ruama.

• Lo-Ami: “E Deus disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami; porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.” (Oséias 1:9)

Lo-Ami significa “não meu povo”. Os filhos dos profetas simbolizavam, passo a passo, a calamidade que se aproximava rapidamente sobre Israel. O nome do filho de Oseias na vida de Israel, significava que o povo idólatra tinha que ser considerado como filho dos ídolos.

O livro de Oseias nos apresenta um dos escritos mais profundo e reveladores do Antigo Testamento. O profeta era um homem de um profundo discernimento espiritual. Amava o seu povo, nasceu entre eles, foi criado no meio deles e sendo na sua época, o único “profeta escritor” do reino do Norte. Amava Gômer apesar de sua infidelidade, e deste fato percebeu a verdade espiritual que também o amor de Deus em Israel continuava firme e seguro, a despeito da apostasia nacional.

Os nomes dos filhos de Oseias é um forte esclarecimento de que não haveria adiamento dos juízos, porque não haveria arrependimento.


1.3. A mensagem escrita
A responsabilidade do proféta não era somente em falar, era também escrever o edito do Pai. Deixando-a como uma forma de informação, comprovação histórica e profecias a serem cumpridas ou já cumpridas em seu próprio tempo.

A Bíblia é uma mensagem escrita deixada como herança para um povo que irá morar no céu. Ao criar Adão, Deus soprou em suas narinas; ao criar a Bíblia, o Espírito inspirou os seus autores, soprando cada palavra em seus corações. A inspiração para a formação do cânon bíblico foi uma forma de deixar claro para as gerações posteriores que há um propósito, uma história e um caminho amplamente traçado pelo Senhor para demonstrar a toda humanidade que apesar do caos que vivemos atualmente.


NADA SAIU DE SEU COTROLE e NÃO SAIRÁ!
O nome Bíblia significa conjunto de livros.
As mensagens deixada pelos profetas, tanto os posteriores, quanto os anteriores foram usadas pelos evangelistas e também servem para serem usadas em nossos dias atuais. O apóstolo Pedro iniciou seu primeiro sermão com uma profecia predita anteriormente há vários anos atrás pelo profeta Joel (At. 2:16). Jesus usou a mensagem que fora escrita por seus profetas para aplicar em seus sermões, os evangelhos sinóticos indicam que Cristo mencionou 34 passagens do Antigo Testamento.


ll. AS DOUTRINAS NAS PREGAÇÕES PROFÉTICAS
As profecias foram sendo realizadas de uma forma progressiva e jamais serão retrógradas. Essas profecias são progressivas e imutáveis. Os profetas eram detectadores de erros, viam e os alertavam. Eram porta vozes de um Ser superior, Guardador e Guia de uma nação, por isso a responsabilidade que estava sobre esses homens eram enormes, pois não serviam a qualquer um.

A responsabilidade do cumprimento da Lei estava sobre todos e com o não cumprimento, a responsabilidade por alertar era justamente do profeta. A finalidade do profeta em suas menções era fazer com que o povo voltasse ao caminho que agradassem ao Senhor.

Deus usava os seus profetas para fazer com que o povo cumprissem a sua parte, porque a parte Dele, Ele jamais deixou de realizar.

Os profetas sempre olharam com um olhar cauteloso para a nação, cumpriam a risca as suas reponsabilidades e foram amplamente denunciadores de pecados. Interessante que a Bíblia demonstra profetas denunciando pecados no palácio, campo e cidades.

“Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.” (2º Samuel 12:11)

Uma das principais coisas que Jesus veio restaurar quando veio presencialmente ao mundo, foi o culto ao Senhor, coisa essa que no tempo de Cristo estava totalmente banal. Uma das principais indignações de Malaquias era exatamente a forma de como o povo estava lidando com o culto ao Senhor.

“Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do Senhor de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão” (Malaquias 2:13)

Os homens estavam chorando no altar, porém, estavam deixando as suas mulheres hebreias para se relacionarem com as mulheres estrangeiras, coisa essa, seriamente abominável pelo Senhor. Desagradando ao Senhor não há como haver um culto sincero e perfeito.

Os profetas também predisseram sobre uma esperança futura e há um algo bastante intrigante no ciclo de todas as profecias, principalmente nas que citam a esperança das coisas que haveriam de vir. Deus ocultou algo sério de seus profetas, o que seria essa coisa? Simples, a igreja. Analisaremos todas as profecias bíblicas e em nenhuma delas encontraremos uma citação sobre a igreja; que foi uma realização perfeita de Cristo, uma grande e linda consequência do ato do Calvário e do amplo e curto ministério de Jesus em seus três anos.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11)


CONCLUSÃO
Muitos de nós já ouvimos ou até mesmo falamos, todo profeta sofre. É a mais pura verdade quando olhamos e vivemos a luz da Bíblia. Jeremias um grande profeta do Senhor, foi sentenciado a morte por conta de uma de suas profecias e salvo por conta de uma profecia predita tempos antes pelo profeta da esperança, Miqueias (Jeremias 26:15-19). Além de profetizar o profeta ainda estava com a cabeça a prêmio, era algo seriamente a ser pensado em ser seguido, ou seja, o profeta deveria ter ousadia, intrepidez e plena confiança Naquele que o chamou. Jeremias ainda foi abandonado em um poço de lama e resgatado por um etíope (Jeremias 38:1-13). Ao transmitir a mensagem o profeta agradava ao Senhor e na maioria das vezes aborreciam aos homens, a maioria deles de uma alta patente .

O profeta tinha a prioridade em agradar ao Senhor e não se importava com as retaliações, como o conhecido caso do profeta Micaías.

E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere, e sustentai o com o pão de angústia, e com água de amargura, até que eu venha em paz. E disse Micaías: Se tu voltares em paz, o Senhor não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos! (1º Reis 22:27-28)

Pela palavra de Acabe o profeta não saiu mais do cárcere e não deixou de ser alimentado com o pão da amargura, pois o mesmo não voltou em paz e sim morto, conforme disse o profeta.
Fernando H. Gomes
ADVEC Soldado Paiva, Rio de Janeiro


PROFECIA, PREGAÇÃO, ENSINO - TEOLOGIA É IMPORTANTE
A Bíblia usa vários termos para descrever os ministérios da igreja que proclamam a Palavra de Deus. Três dos mais importantes são profecia , pregação e ensino . Qual é a relação entre eles? Profecia é o mesmo que pregar? Ensinar é diferente de pregar?

Profetas e mestres parecem ser distintos uns dos outros em Atos 13: 1, que observa: "Agora, na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaen (que havia sido criado com Herodes, o tetrarca) e Saul. ” Os dois dons também são distinguidos um do outro na lista de dons espirituais em 1 Coríntios 12:28, onde Paulo classifica os mestres em terceiro lugar, depois dos apóstolos e profetas.

A profecia é um discurso inspirado que é o resultado da revelação divina. As palavras do profeta deviam ser consideradas como a palavra de Deus. Embora o vocabulário e a personalidade do profeta fossem evidentes no que eles disseram, o Espírito Santo controlou o resultado de forma que não houvesse erros. Os profetas foram “conduzidos” pelo Espírito de Deus (2 Pedro 1:21). O ensino é um discurso que explica e aplica o que Deus revelou. O Espírito Santo também é a fonte do dom de ensino. Mas o ensino opera de maneira diferente da profecia. Os professores fornecem instrução, não revelação. Seu ministério é baseado no que Deus já disse. Suas palavras têm autoridade apenas na medida em que concordam com o que Deus disse nas Escrituras. O ministério dos profetas, como o dos apóstolos, parece ter sido principalmente associado ao estabelecimento da igreja. O ensino é fundamental e contínuo para a igreja (Ef 2:20).

A pregação está em uma categoria separada quando comparada ao ensino? Ou se alinha mais com a profecia? No Novo Testamento, a pregação geralmente está ligada ao ensino. Uma palavra comum no Novo Testamento para pregar tinha o significado de “agir como arauto”. Por exemplo, em Mateus 4:23 e Atos 28:31 a palavra é usada desta forma. Aqueles que pregam estão ensinando.

Muitos hoje fazem distinção entre pregar e ensinar. Alguns afirmam que o ensino envolve doutrina, enquanto a pregação requer aplicação. Eles também observam que o ensino é mais coloquial. Mas essa diferença não se sustenta nas Escrituras. Ensino e admoestação estão associados em Colossenses 1:28 e 3:16. A pregação pode incluir discussão e até mesmo incorporar o tempo de perguntas e respostas; A Escritura nunca insiste que a pregação deve ser um monólogo. E o ensino que não se aplica à vida dos ouvintes é, na verdade, apenas um ensino fraco.
DR. JOHN KOESSLER

DIAS DE ELIAS - VIVENDO UMA ATMOSFERA PROFÉTICA
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias 4:6. 

São sinais que apontam para o futuro. Quando falamos de Elias nem imaginamos que é uma profecia messiânica: Quem dizem que eu sou? Tu és o Elias? Essa é uma das respostas dadas pelos discípulos de Jesus ao próprio Senhor. Embora seja uma alusão profética, sabemos que Dias de Elias falam de Restauração. Mas, qual a Restauração que está em voga? A Restauração da família.

Muitos vão dizer que na família tudo vai bem, mas você sabe que nada está tão bom que não precise melhorar. Por isso, devemos focar nesse plano de conserto das coisas qu/e vão ser estabelecidas para este novo tempo.

Quando o Senhor nos chamou para o desafio de 2019, Prepare o Caminho do Senhor, ninguém poderia imaginar que o Eterno estava apontando para as novas diretrizes do Planeta, dias difíceis e desafiadores. Porém, em todo esse tempo, ficamos como que em estado de choque, sem entender muito bem o cenário global. Bem, o alerta foi dado e quem não se preparou foi, literalmente, apanhado de surpresa.

Hoje o grito é outro: Arrumem suas casas! É um alerta para os sacerdotes inadimplentes e para os desatentos da sua missão familiar. Nós não podemos construir as casas dos outros destruindo nosso próprio lar, isso é uma convocação para qualquer nível de liderança, das patentes eclesiais mais altas, às menos expressivas na Igreja. “Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque é necessário que o bispo (Pastor – Líder – Apóstolo) seja irrepreensível, como mordomo da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância.” (Tito 1:6,7) Então, o que podemos constatar é que DIAS DE ELIAS são uma proposta restauradora para que as famílias sejam ajustadas e qualquer tipo de maldição seja extirpada do nosso território. Olhando o cenário familiar, as crises existentes, que em muito se devem à Internet, pois opções paralelas começaram a surgir e muitos “adultérios” cibernéticos começaram a aparecer. Você diria: “Nunca acessei algo pornográfico! ”. Eu concordo com sua santidade, mas o tempo excessivo, gasto desordenadamente na Internet, que rouba o direito da aliança e tira a responsabilidade de cuidado da casa, é um adultério, é uma troca de valores.

Muitas maldições foram instaladas em meio à família, e o apelo dos CÉUS nesses dias é que a família experimente de uma conversão coletiva, filhos se convertendo aos pais, os pais se convertendo aos filhos. E eu acrescentaria: Marido se convertendo à esposa, esposa se convertendo ao marido. E digo mais ainda: Casal se convertendo aos filhos e os filhos ao casal. Há uma linha de desrespeito na direção da família, em que os pais modernos estão competindo com os filhos, os adultos concorrendo com crianças, e homens e mulheres não se dando o respeito para serem o modelo que a Palavra ordena:

Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, agradáveis, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; as mulheres idosas e maduras, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas ao vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, puras, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de vós. Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.” (Tito 2:1-9)

DIAS DE ELIAS são um grito dos CÉUS para colocar a casa em ordem, evitar desastre de caráter na vida dos filhos e desordem na conduta dos pais. Esse tema, de ordem espiritual, vai ajustar a família em todos os sentidos, para que nossa herança seja preservada e as promessas do Eterno sejam consolidadas. Mas qual será o maior desafio no ano de 2021? Será a PRAGA que se instalou na Terra? A falência comercial global? A saúde pública precária por má gestão dos nossos governantes? O medo crônico que começou a fazer parte do cotidiano humano? A falta de finanças para honrar compromissos? Não! O maior desafio se chama

CONVERSÃO, converter o coração dos pais aos filhos. Conversão (Shuv), que vem da origem Tshuváh, arrependimento, fala da nova conduta – SHUV – É uma mudança de atitude de forma integral. Está relacionada a uma vida plena, sem maldição, com os direitos da aliança. Então, se nós tomarmos a palavra profética, crendo que haverá uma mudança coletiva, começando pelas casas dos sacerdotes, com absoluta certeza, sairemos vencedores em toda e qualquer batalha que surgir no nosso território, ainda que sejam pragas desconhecidas. “Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos. Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” (Malaquias 4:4-6)
Apóstolo Rene Terra Nova
Fonte: Tesouro fabricaebd.org
Fonte: Crescendoparaedifica.blogspot.com
Fonte: Jovens e adultos, Editora Central Gospel.


 
 Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


HARPA CRISTÃ - 88 - REVELA A NÓS, SENHOR
 

Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo


Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
fonte https://adaliahelena.blogspot.com