Aula Bíblica Primários – Lição 08: Argh, Águas Amargas!

 

 

Ideias para o ensino
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
   
Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.


Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
  

 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
    

Casinha de Jesus - Aline Barros 



Cristina Mel - A Água




Pequenos Atos - Deus cuida de mim



DEUS É FIEL



DEUS É BOM PRA MIM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2



Água amarga em água potável - Episódio 6




Você é especial - Aline barros
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar



Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012



A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores




· Quadro de frequência: 
Veja quem são os alunos presentes. Se for feito um rostinho para cada um deles, ou um palito com o nome, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.



· Mala do Tempo: 
Pode estar relembrando as lições que foram passadas, tendo um objeto da história para lembrar aquela lição.

Lição 01: Ninguém quer ser escravo - Algema de tiras de eva

Lição 02: Quem poderá nos libertar? - Um ponto de interrogação
Lição 03: Enfim, um liberador - Bonequinho Moisés
Lição 04: É praga - Pode ser escrito É praga
Lição 05: A Páscoa - Uma ovelhinha para ser o cordeiro
Lição 06: Abra-se o mar ! – O mar que foi usado na história
Lição 07: Protegidos dia e noite - Sol e Lua

Recursos para a história:
· Recurso 01 - Conforme a revista, se caracterizando como os personagens. É muito bom, pois vivencia o momento. Podendo escolher uma criança para ser o Moisés. Em um canto da sala deixar tnt amontoado como se fosse as águas daquele lugar e uma árvore. Se você não tiver uma árvore em casa que possa levar em um vaso, nem outro arranjo, segue a seguinte dica: Dois tipos de tubo de papelão, um mais grosso e outro mais fino. Faça uma abertura ao lado do tubo mais grosso, de modo que possa ser colocado o tudo menor fincado nele. Por quê? Pois será a madeira que o nosso Moisés da sala vai tirar para jogar na água. A copa da árvore ou folhas, pode ser tnt verde, com enchimento de jornal, ou até tnt mesmo. Depois só amarre com o mesmo tom do tnt das folhas. Pronto! Árvore feita.


Dica: Também da revista cpad. Uma jarra com água tônica sem gás, e uma jarra com água gelada. Quando chegarem em Mara, onde tem as águas amargas, pode dar um copinho da água tônica sem gás para elas experimentar, mas só um pouquinho para não ficarem enjoadas. E depois que Moisés jogar a madeira mostrar como ficou gostosa a água, oferecendo a água gelada.

· Recurso 02 – Caixa cenário giratória. Totalmente desmontável, para o caso de ir a pé ou de Ónibus dar a aula. Caixa de papelão. Um lado só areia. Primeiro dia. Segundo lado, só areia sendo o segundo dia e no terceiro lado, tem as águas amargas. Virando mais uma vez tem Elim.


Ø Cola tenaz e areia para aspecto de deserto.



Ø Árvore em Mara - Arranjo de flor artificial. Com os galhos enrolados em tnt

marrom e um galho solto para ser tirado por Moisés

Ø Bonequinhos hebreus – pote de iorgute com tnt
Ø Bonequinho Moisés – Tubo de papelão, eva e retalho de lã e tecido.
Ø Palmeiras – tampa de garrafa pet colado na parte do cenário, de modo que as palmeiras fiquem encaixadas nelas. Feitas com recipiente de água sanitária, e lápis com tnt enrolado.


Ø Parte de Elim desmontável. Tendo velcro atrás para segurar enquanto a caixa é girada. E retirada depois para guardar o próprio material.


Dica: Do mesmo modo acima. Quando os bonequinhos chegarem em Mara, podem provar as águas amargas deste local, como citado acima no primeiro recurso.









Ore com sua turma: 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar eles tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.


Dinâmica para Introdução da história 
Chamando a atenção da criança
Como a sugestão da própria revista cpad. Leve em uma bandeja alimentos para a criança experimentar o gosto: Salgado – Bolachinha salgada; Azedo – Um limão cortado, Doce – Um chocolate ao leite e Amargo – Chocolate meio amargo, para ela diferenciar o gosto dos dois, ou até café amargo.

Versículo: Vamos escrever o versículo em nossos corações? Com um quadro de pregas, recorte o versículo em partes e conforme vai colocando, vão repetindo as palavras e depois com tudo junto. Depois pode estar misturando o versículo, ou então retirando parte dele. Fica a critério.

                      
  Objetivo: Que o aluno tenha sede de fazer a vontade de Deus.

  Ponto Central: Fazer a vontade de Deus deve ser a nossa única preocupação


Memória em ação:



OU ASSIM





Explorando a Bíblia
História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  
 Êxodo 15. 22 - 27
22 Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
23 Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.

24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?

25 E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.
26 E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.
27 Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.



Recursos visuais: 
-Fazer um boneco reciclado para ser Moisés.
Pode ser feito de rolo de guardanapos ou caixa de leite. O meu foi feito com litro de amaciante.
-Levar para a salinha duas jarras com água, uma com água bem geladinha
e outra com água amarga(usar umas gotas de limão).
-Copinhos descartáveis para as crianças provarem das águas.
Enquanto vc vai contando a história que deverá ser memorizada e não lida, as crianças vão participando, provando, das águas amargas e da água geladinha e assim vão entender bem a história.
Cenário:
- Fazer um cenário de um rio no cantinho da sala com tnt azul, plantinhas, pedras e flores para dar acabamento da margem do rio.
-Vestir uma criança de Moisés.
- Você pode usar este cenário para fazer um teatrinho com as crianças.



 Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo


Recursos visuais: 
Você pode contar a história mostrando as gravuras abaixo - Imprimir colorido e tamanho grande para as crianças visualizarem 
- sugestão distribua os cartazes visuais, um para cada criança , e conforme for contando a história, cada criança vai prendendo no quadro ou flanelógrafo).









Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar (+)




Para colorir:


Criança de jesus tem energia pra gastar



Brincadeira: Roda da pergunta 
– Feita com dois papel cartão do mesmo tamanho. Tendo o de baixo colado com papelão e um lego para servir de apoio. Preso com colchete bailarina e escondido com a tampa de garrafa pet. Que serve para segurar e girar o papel cartão de cima. Onde o mesmo terá uma abertura para que mostre as palavras temas
– Pessoa 
– Objeto 
– Ação 
– Lugar. Onde pode fazer para cada tema suas perguntas e deixar em cartelas empilhadas. E quem acertar pode escolher algo daquela bandeja que sobrou para comer.



· Na pilha de pessoa:
Quem liderava o povo?
Moisés
Quem ficava reclamando para Moisés?
O povo
· Na pilha de ação:
O que Moisés fez quando o povo reclamou com ele?
Orou
O que Moisés fez depois da oração?
Jogou uma madeira na água.
· Na pilha de objeto:
O que Moisés jogou na água?
Uma madeira
Que árvores tinha em Elim?
Palmeiras
· Na pilha de lugar:
Por onde caminhavam o povo?
No deserto
Como se chamava o lugar das águas amargas?
Mara.


Lembrancinhas:
Sugestão de lembrancinhas
Use sua criatividade!!!

sugestão: Sair do poço um doce.. incrementar o versículo ou a frase do dia!



Lembrancinhas:

Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto. O que é fazer a vontade de Deus? É seguir suas ordens, ter confiança e obediência. Sem reclamações e murmurações.


CURIOSIDADES !!!
Somente para vc professor!!
Pr Jorge Videira mostrando um dos poços das águas de Mara.




Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.

 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

  



CRIANÇAS ATENÇÃO!



Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 



Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!


Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.

Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
 
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.

Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!

Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)

👉Fontes Consultadas:
Créditos: Verônica Araújo - Editora Responsável pela Revista Primários da cpad
http://www.megaupload.com/
https://ideiasparaoministerioinfantil.
www.caminhandocomamor.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
Ensino infantil num clique
Ganhando crianças para Jesus
Pequeninosdejesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
 
  
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente
fonte  https://adaliahelena.blogspot.com