Juvenis – Queda e Redenção Lição 09: O Sacrifício do Redentor


Lição 09: O Sacrifício do Redentor

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O sacrifício do Redentor, escrevendo no quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, utilizem a dinâmica “O Sofrimento de Cristo”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos:

quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas, vocês podem escrever outras informações;

Material para a dinâmica.

- Método audiovisual: o quadro branco com título da lição e a demonstração da dinâmica.

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para concluir o estudo do tema.

 

Dinâmica: O Sofrimento de Cristo

Objetivo: Iniciar o estudo sobre o sofrimento de Jesus.

Material:

01 corrente confeccionada de papel ou EVA

01 Chicote ou um cinto ou um cinturão

01 alfinete ou agulha

01 folha de papel madeira ou cartolina

Procedimento:

- Perguntem:

.  Alguém aqui passou por uma situação em que ficou trancado sem poder sair de algum lugar? Como você se sentiu?

Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma corrente, para representar a situação vivenciada.

. Alguém já sofreu uma agressão física de algum colega numa discussão ou briga? Como você se sentiu quando apanhou?

Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem um cinto, para representar a situação vivenciada.

. Alguém já se furou com algo perfurante, como prego, alfinete etc?

Para este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma agulha, para representar a situação vivenciada.

- Falem: Todas estas situações causaram sofrimento, tristeza etc. Mas, hoje vamos estudar sobre uma pessoa que sofreu muito e nem se compara com o que vocês relataram.

- Falem: Vocês já sabem que antes da crucificação de Jesus, aconteceram várias situações que provocaram muito sofrimento para Ele.

- Apresentem uma folha de madeira ou cartolina com um desenho de uma cruz em tamanho grande.

- Falem que a cruz vai representar o sofrimento de Jesus.

- Peçam para que os alunos citem estes fatos que eles lembram que causaram sofrimento de Jesus antes de sua morte na cruz. As respostas devem ser escritas ao redor da cruz.

Preso

Acusado com falsas testemunhas

Chicoteado

Torturado

Cuspiram no rosto dele

Coroa de espinhos na cabeça

Morte na cruz

- Perguntem: Por que Jesus passou por este sofrimento além da morte de cruz?

Enfatizem que a morte de Jesus foi para nos salvar e nos dá vida abundante.

- Leiam: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”(Jo 15.13 e 14).

- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com