Pré-adolescentes - Jesus, o salvador Lição 06: Crucificação e Morte de Jesus


Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Crucificação e Morte de Jesus.

, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Falem que este título faz referência ao sofrimento de Jesus.

- Depois, utilizem a dinâmica “O sofrimento de Jesus”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;

- Utilização de recursos didáticos:

Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;

Material para realização da dinâmica;

- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;

- Participação dos alunos na aula;

- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.

 

Dinâmica: O sofrimento de Jesus

Objetivo: Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra, sua crucificação e morte.

Material:

01 filme sobre Jesus

01 TV

02 cartolinas

02 pincéis atômicos

Procedimento:

1 - 05 a 04 dias antes da aula:

- Escolha um filme sobre Jesus.

- Assista ao filme, observando as partes que se referem ao tema da lição.

2 - Antes da aula:

- Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula, montem o material e observem se está funcionando.

- Aguardem os alunos.

3 - Durante a aula:

- Depois que vocês falarem que o tema da aula será sobre o sofrimento, a crucificação e morte de Jesus, vencendo a morte, falem que nesta aula, vocês vão assistir parte de um filme sobre Jesus.

- Falem que durante neste trimestre estamos estudando sobre Jesus e que, neste filme, eles vão ver como foi os últimos momentos de Jesus na terra.

- Falem que durante a exibição de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja entendimento dos acontecimentos.

- Depois da exibição, dividam a turma em dois grupos.

- Entreguem 01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.

- Orientem para que eles escrevam de forma objetiva e desenhem cenas que mais chamaram a atenção deles. Estipulem no máximo 05 minutos para esta atividade.

- Depois, os grupos devem apresentar a atividade.

Não se esqueçam de enfatizar que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles.

- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.

Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com