Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Crucificação e Morte de Jesus.
, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Falem que este título faz referência ao sofrimento de Jesus.
- Depois, utilizem a dinâmica “O sofrimento de Jesus”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:
- Método aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos;
- Utilização de recursos didáticos:
Quadro e marcador para quadro branco(01 forma de utilização: escrever o título da lição); mas vocês podem escrever outras informações;
Material para realização da dinâmica;
- Método audiovisual: quadro branco com o título da lição e a demonstração da dinâmica;
- Participação dos alunos na aula;
- Aplicação de 01 dinâmica para introduzir o estudo do tema.
Dinâmica: O sofrimento de Jesus
Objetivo: Estudar e refletir sobre os últimos momentos de Jesus na terra, sua crucificação e morte.
Material:
01 filme sobre Jesus
01 TV
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Procedimento:
1 - 05 a 04 dias antes da aula:
- Escolha um filme sobre Jesus.
- Assista ao filme, observando as partes que se referem ao tema da lição.
2 - Antes da aula:
- Cheguem cedo a EBD e organizem o local da aula, montem o material e observem se está funcionando.
- Aguardem os alunos.
3 - Durante a aula:
- Depois que vocês falarem que o tema da aula será sobre o sofrimento, a crucificação e morte de Jesus, vencendo a morte, falem que nesta aula, vocês vão assistir parte de um filme sobre Jesus.
- Falem que durante neste trimestre estamos estudando sobre Jesus e que, neste filme, eles vão ver como foi os últimos momentos de Jesus na terra.
- Falem que durante a exibição de parte do filme, é necessário silêncio e atenção para que haja entendimento dos acontecimentos.
- Depois da exibição, dividam a turma em dois grupos.
- Entreguem 01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.
- Orientem para que eles escrevam de forma objetiva e desenhem cenas que mais chamaram a atenção deles. Estipulem no máximo 05 minutos para esta atividade.
- Depois, os grupos devem apresentar a atividade.
Não se esqueçam de enfatizar que o sofrimento de Jesus foi para salvar cada um deles.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo. http://atitudedeaprendiz.blogspot.com