SÉRIE FILIPENSES 2021 - PRIVILÉGIOS INCOMPREENDIDOS!

 

 

PRIVILÉGIOS INCOMPREENDIDOS!


Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele,

como também padecer por ele. (Fl 1. 29 – ACF)

Os tempos passam e algumas palavras e seus significados se perdem com ele. Mas uma coisa em todo o tempo é certa: lutamos apenas por aquilo que acreditamos que nos trará alguma vantagem ou benefício. Sempre foi assim e sempre será, independente das palavras ou dos tempos. 

É correto afirmar que quando perdemos um significado perdemos uma razão, uma motivação. Quando escreveu aos Filipenses, Paulo tinha de maneira viva em sua mente, Cristo, em seu sermão do monte: Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. (Mt 5. 10- 12). Naqueles dias, “sofrimento” fazia parte do conjunto de palavras que os cristãos tinham por privilégio viver!

 

Paulo acreditava que esse entendimento serviria como poderoso combustível para os filipenses prosseguirem, e ele não estava errado. Todavia, hoje, talvez, seria ele mal interpretado. A cristandade atual não enxerga mais o padecer pelo Evangelho como um privilégio. Nossos templos adornados, bem iluminados, com paredes pretas e máquinas de fumaça, dão testemunho que a igreja perdeu o significado nobre desse verbete. E a teologia do triunfalismo acelerou bem esse processo de amnésia. Os versículos continuam na Bíblia, mas a igreja não sabe mais se ela significa algo pelo qual valha a pena lutar, essa é a verdade! 

Ao longo dos últimos séculos o SENHOR tem levantado homens para restaurar esse significado, mas é muito esquecimento para pouca memória. Veja o que diz o consagrado evangelista americano Leonard Ravenhill em sua obra “Why Revival Tarries” (por que tarda o pleno avivamento, no Brasil lançado pela editora Betânia): “Pentecostes significa dor, mas o que mais experimentamos é prazer; significa peso; mas nós amamos a comodidade. Pentecostes significa prisão, e, no entanto, a maioria dos crentes faria qualquer coisa, menos ir para a prisão por amor a Cristo. À medida que nos afastamos desse significado fazemos dos homens que tem essa memória, nossos inimigos. Hoje, uma parte da igreja é inimiga da própria igreja por conta dessa perda de significado, razão e sentido. 


Paulo estava bem certo que os filipenses por razão desse significado encontrariam poder para viver uma vida elevada, digna, firme e em unidade (vs. 27, 28). Que essa compreensão os fortaleceria diante das intimidações e das injustiças. Para aqueles velhos soldados e oficiais romanos (e suas famílias) lutar não era problema, bastava apenas que você desse a ele uma excelente razão para isso e Paulo fez isso, lhe dando seu próprio combate, carreira e fé (II Tm 4. 7). 

Dias vem, e não estão muito longe de nós em que seremos chamados para lutar pela manutenção desse privilégio em nossos corações. E a pergunta inquietante que devemos sempre nos fazer é: meu coração ainda sabe que “sofrer e padecer por Jesus” é um privilégio glorioso?


Ney Gomes – 19/07/2021. Twitter@neygms

"Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo." 1 Timóteo 4.10

 fonte https://graosdeentendimento.blogspot.com