Aula Bíblica berçário - Lição 10: Um menino volta a viver (Jesus ressuscita o filho da viúva de Naim)
Ideias para o ensino:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!Receba as crianças com alegria e disposição falando: (nome da criança), fico feliz por você estar aqui hoje. prof. deve transmitir confiança aos pais, para que eles possam deixar seus filhos sem preocupação.
Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para as meninas e carrinhos para os meninos.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem no início da aula sob sua supervisão enquanto o outro professor recebe os pais e crianças que chegam. Observe as atitudes das crianças enquanto brincam para direcionar o ensino de acordo com a necessidade do grupo. Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para as meninas e carrinhos para os meninos.
Providencie blocos para as crianças empilhar.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
É MUITO BOM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2
É FELIZ O LAR - 3Palavrinhas - VOLUME 3
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Faça quadros com vários tipos de textura para que a criança aprenda e brinque.
Com alegria mostre os instrumentos de musicalização e fale: “Vamos louvar a Deus?”
Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Com alegria mostre os instrumentos de musicalização e fale: “Vamos louvar a Deus?”
Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
Prepare as crianças para o louvor.
Momento do louvor:
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Cante com alegria
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Elianne Ferner - Viúva de Naim
É MUITO BOM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2
Crianças de todas as idades gostam de música.
* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
Bebês gostam de ouvir músicas.
Eles aprendem rápido.
Para estimular este momento você pode fazer uma caixa de instrumentos, cheias de chocalhos ou brinquedos que emitem algum som.Gazofilácio
👉 Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi]
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
Ore com Eles
Você pode sim ensiná-los à orar.
Quando orar seja breve e as palavras devem ser de fácil entendimento.
Ore de acordo com a faixa etária dos bebês.
Quando orar seja breve e as palavras devem ser de fácil entendimento.
Ore de acordo com a faixa etária dos bebês.
Bebês não conseguem dizer com clareza se não entenderam, por isso é muito importante que você se esforce para que o ensino seja excelente.
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Mostrar à criança que o Papai do Céu pode todas as coisas.
É HORA DO VERSÍCULO:
É HORA DO VERSÍCULO:
“Mas nós [...] daremos graças ao Senhor [...]” (Sl 115.18).
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu pode todas as coisas e por isso ele fez um menino, filho de uma mulher viúva, viver novamente.
Tratar sobre o tema da morte com as crianças requer um pouco de atenção porque, antes de mais nada, precisamos saber como esta faixa etária compreende esse conceito.
“A compreensão da criança a respeito da morte é assunto de diversas pesquisas, que sempre seguem a teoria piagetiana e seus ‘estágios’. Primeiramente, as crianças falam sobre a morte descrevendo-a. as pessoas mortas ficam deitadas, sem se mover, com os braços cruzados e os olhos fechados. A morte é definida como uma posição. Em suas brincadeiras, se fingem de mortas, mas não permanecem mortas. A irreversibilidade da morte ainda não faz parte do seu raciocínio. Para eles a morte envolve pouco sentimento ou emoção. Nesta fase, as histórias bíblicas envolvendo morte não são necessariamente tão violentas para as crianças, quanto imaginamos. As crianças não compreendem a morte o suficiente para serem atingidas por ela com impacto. [...] Do estágio ‘descritivo’ da morte, as crianças caminham para o estágio ‘funcional’. Passam a compreender que o corpo não funciona quando o indivíduo morre. Num primeiro momento, percebem apenas disfunções mais óbvias — os mortos não se movem, não falam, não piscam os olhos e assim por diante. Zangam-se, mas não comem porque não podem mover os braços. Ouvem, mas não respondem. Mais tarde, as disfunções menos óbvias são incluídas no conceito de morte. Os mortos não podem ouvir, nem sentir o perfume das flores. Seu coração e os outros órgãos internos não funcionam. Não sonham e não pensam. Algumas crianças nessa idade começam a entender a universalidade da morte. Ao entrar em contato com a morte repetidas vezes, por meio de histórias ou de outros contextos, percebem que é um fato que acontece a todos e que está geralmente associado aos mais velhos, exceto pela violência. Este conceito universal da morte está, de certa forma, incompleto, pois abrange o fato de que acontece a todos, mas não, que deve acontecer — o aspecto da necessidade lógica.”BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 38,39).
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu pode todas as coisas e por isso ele fez um menino, filho de uma mulher viúva, viver novamente.
Tratar sobre o tema da morte com as crianças requer um pouco de atenção porque, antes de mais nada, precisamos saber como esta faixa etária compreende esse conceito.
“A compreensão da criança a respeito da morte é assunto de diversas pesquisas, que sempre seguem a teoria piagetiana e seus ‘estágios’. Primeiramente, as crianças falam sobre a morte descrevendo-a. as pessoas mortas ficam deitadas, sem se mover, com os braços cruzados e os olhos fechados. A morte é definida como uma posição. Em suas brincadeiras, se fingem de mortas, mas não permanecem mortas. A irreversibilidade da morte ainda não faz parte do seu raciocínio. Para eles a morte envolve pouco sentimento ou emoção. Nesta fase, as histórias bíblicas envolvendo morte não são necessariamente tão violentas para as crianças, quanto imaginamos. As crianças não compreendem a morte o suficiente para serem atingidas por ela com impacto. [...] Do estágio ‘descritivo’ da morte, as crianças caminham para o estágio ‘funcional’. Passam a compreender que o corpo não funciona quando o indivíduo morre. Num primeiro momento, percebem apenas disfunções mais óbvias — os mortos não se movem, não falam, não piscam os olhos e assim por diante. Zangam-se, mas não comem porque não podem mover os braços. Ouvem, mas não respondem. Mais tarde, as disfunções menos óbvias são incluídas no conceito de morte. Os mortos não podem ouvir, nem sentir o perfume das flores. Seu coração e os outros órgãos internos não funcionam. Não sonham e não pensam. Algumas crianças nessa idade começam a entender a universalidade da morte. Ao entrar em contato com a morte repetidas vezes, por meio de histórias ou de outros contextos, percebem que é um fato que acontece a todos e que está geralmente associado aos mais velhos, exceto pela violência. Este conceito universal da morte está, de certa forma, incompleto, pois abrange o fato de que acontece a todos, mas não, que deve acontecer — o aspecto da necessidade lógica.”BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 38,39).
Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Lucas 7. 11 - 17
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Lucas 7. 11 - 17
11 Pouco depois seguiu ele viagem para uma cidade chamada Naim; e iam com ele seus discípulos e uma grande multidão.
12 Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.
15 O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
16 O medo se apoderou de todos, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.
17 E correu a notícia disto por toda a Judéia e por toda a região circunvizinha.
12 Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.
15 O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
16 O medo se apoderou de todos, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.
17 E correu a notícia disto por toda a Judéia e por toda a região circunvizinha.
O que estão assistindo. E o que mostra de bom e ruim.
Hoje nós vamos fazer nosso filme. Será sobre a história de Jesus ressuscita o filho da viúva.
Esse sim, vai fazer nós crescermos perante Deus. Pois é a sua palavra que está sendo representada.
Pintar os desenhos.
Contar a história usando as figuras na tv. Depois de pintadas colar um palito de picolé atrás das folhas. Fazer elas do tamanho para caber dentro da tv. Use papel cartolina para ficar durinhas.
Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
NAIM, ERA A CIDADE DE NASCIMENTO DA VIÚVA. ESTA CIDADE ISRAELENSE, AINDA EXISTE NOS DIAS DE HOJE, COM O MESMO NOME. É UMA PEQUENA VILA, MUITO POBRE
UMA QUE ACOMPANHAVA O SENHOR JESUS, ; TODOS CONHECIAM O PODER DE JESUS, A MULTIDÃO SABIA QUE ONDE JESUS ESTAVA, HAVERIA VIDA, ALEGRIA, OPERAÇÃO DE MILAGRES.
A OUTRA MULTIDÃO ACOMPANHAVA A VIÚVA E O FILHO MORTO, ERA ELE FILHO ÚNICO DE UMA VIÚVA E COMO NAQUELES TEMPOS PARA UMA VIÚVA NÃO ERA NADA FÁCIL A VIDA, PERDER SEU ÚNICO FILHO ERA SIMPLESMENTE TERRÍVEL. A VIÚVA ACOMPANHAVA O ENTERRO CHORANDO MUITO. ACREDITAMOS QUE MUITOS LHE FALARAM PALAVRAS DE CONSOLO, MAS ERAM COMO PALAVRAS SEM SENTIDO, NÃO TINHAM CONDIÇÕES DE ACALMAR O CORAÇÃO FERIDO.
A OUTRA MULTIDÃO ACOMPANHAVA A VIÚVA E O FILHO MORTO, ERA ELE FILHO ÚNICO DE UMA VIÚVA E COMO NAQUELES TEMPOS PARA UMA VIÚVA NÃO ERA NADA FÁCIL A VIDA, PERDER SEU ÚNICO FILHO ERA SIMPLESMENTE TERRÍVEL. A VIÚVA ACOMPANHAVA O ENTERRO CHORANDO MUITO. ACREDITAMOS QUE MUITOS LHE FALARAM PALAVRAS DE CONSOLO, MAS ERAM COMO PALAVRAS SEM SENTIDO, NÃO TINHAM CONDIÇÕES DE ACALMAR O CORAÇÃO FERIDO.
QUAL O MOTIVO DE UMA GRANDE MULTIDÃO ESTAR CAMINHANDO AO LADO DE JESUS?
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE ENFERMIDADE, SOMENTE SAÚDE;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE MORTE, SOMENTE VIDA;
• MAS PRINCIPALMENTE, PORQUE TEMOS EM NOSSO CORAÇÃO UMA GRATIDÃO PELO QUE O SENHOR TEM FEITO PELAS NOSSAS VIDAS.
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE ENFERMIDADE, SOMENTE SAÚDE;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE MORTE, SOMENTE VIDA;
• MAS PRINCIPALMENTE, PORQUE TEMOS EM NOSSO CORAÇÃO UMA GRATIDÃO PELO QUE O SENHOR TEM FEITO PELAS NOSSAS VIDAS.
QUANDO O SENHOR PARA/OLHAR = INTERVENÇÃO DIVINA = NA VIDA DO HOMEM, QUANDO ISSO ACONTECE,ONDE HÁ MORTE,VEM A VIDA,ONDE HÁ ENFERMIDADE,VEM A CURA,ONDE TINHA TRISTEZA,VEM A ALEGRIA ETC. ESSA É A AÇÃO DE DEUS NA VIDA DO HOMEM,PRA MUDAR POR COMPLETO A NOSSA SITUAÇÃO.
O SENHOR TINHA UM PRESENTE PARA AQUELA MULHER. MAS É NECESSÁRIO OBSERVAR A FORMA COMO ELA SE APRESENTOU AO SENHOR, (CHORANDO), E ESTA ATITUDE TOCOU NO CORAÇÃO DO SENHOR; O CHORO DO SERVO MOVE O CORAÇÃO DE DEUS.
AQUELA VIÚVA PERMITIU ESTA AÇÃO,E O SENHOR MUDOU POR COMPLETO = RESSUSCITOU SEU FILHO.
JESUS MUDA A NOSSA TRAJETÓRIA, NOS COLOCA EM UM NOVO E VIVO CAMINHO.
ELE É O DEUS DO IMPOSSÍVEL.
“E entregou-o a sua mãe.”
TROUXE JUNTO AO CORPO. E PASSARAM A SEGUIR AO SENHOR, PORQUE ELES ENTENDERAM QUE SOMENTE NA PRESENÇA DO PAI É QUE NÃO HAVERÁ MAIS TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA, NÃO HAVERÁ MORTE, SOMENTE VIDA, MAS PRINCIPALMENTE ACOMPANHARAM AO SENHOR PORQUE HAVIA EM SEUS CORAÇÕES UMA GRATIDÃO PELO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
JESUS MUDA A NOSSA TRAJETÓRIA, NOS COLOCA EM UM NOVO E VIVO CAMINHO.
ELE É O DEUS DO IMPOSSÍVEL.
“E entregou-o a sua mãe.”
TROUXE JUNTO AO CORPO. E PASSARAM A SEGUIR AO SENHOR, PORQUE ELES ENTENDERAM QUE SOMENTE NA PRESENÇA DO PAI É QUE NÃO HAVERÁ MAIS TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA, NÃO HAVERÁ MORTE, SOMENTE VIDA, MAS PRINCIPALMENTE ACOMPANHARAM AO SENHOR PORQUE HAVIA EM SEUS CORAÇÕES UMA GRATIDÃO PELO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
Fantoche:
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo
OU ASSIM
Trabalho manual com massinha:A massa de modelar vendida nas lojas geralmente é muito dura para o uso das crianças pequenas.
A receita que se segue produz uma massa de modelar inteiramente satisfatória para o uso no berçário.
Se mantida num recipiente hermético, durará por meses.
1 ½ xícara de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
Misture os ingredientes secos. Adicione o óleo e a água fervente. Bata vigorosamente até que a mistura esteja homogênea. Adicione o corante e amasse até que a cor esteja uniforme por toda a massa.
(Extraído de Como ensinar crianças do maternal. p. 51, CPAD)
Berçário 0 a 2 anos; Histórias biblicas, brincadeiras...Arquivo
Ore: Agradeça a Deus porque Ele é bom, porque Ele nos ama. Mostre uma figura de crianças orando. Use palavras simples e rápidas. É importante que a criança veja você orando e agradecendo a Deus várias vezes.
Ideias:
– Faça uma Bíblia Sonora com caixa vazia de sabão em pó ou caixa de camisa, tampas velhas de canetas ou guizos, fita crepe, cola, papel glacê preto e papel dourado. Escreva Bíblia na frente, forre com contact. Esta Bíblia é pra criança pegar, ouvir o som e brincar.
– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Tenha na área de estimulação uma boia plástica para que a criança brinque ou descanse nela, almofadas, túnel que pode ser de tecido ou de caixa grande de papelão e a Bíblia Sonora.– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Faça uma Bíblia para o móbile do berço e pendure nela figura de criança, animal.....
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.
Ore sempre com as crianças
Brinque:
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Brincar:
Deixe que as crianças usem os momentos finais da aula brincando enquanto aguardam seus pais ou a pessoa responsável.
Conclusão:
Deixe que as crianças brinquem livremente. Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Obrigada, meu Deus, pela Bíblia e por suas lindas histórias. Obrigada, meu Deus, por amar o/a (nome da criança).
ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
Lucas 7. 11 - 17
Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Um menino volta a viver, tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Fazer em casa:
Final da aula:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Um menino volta a viver, tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
Qualquer dúvida solicitem-me.
Lucas 7. 11 - 17
Lembrancinha:
Entregue para os pais ou o responsável pela criança o lembrete da aula dada e motive-os a recordar com a criança, durante a semana, a história bíblica.
Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
De todo o meu coração!!!
Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
A Criança do Berçário
Segundo os fonoaudiólogos, entre os 12 e os 18 meses a criança começa a pronunciar suas primeiras sílabas com significado, por isso, é importante que você demonstre interesse pelo que ela diz. Para ajudá-la no desenvolvimento da fala, você pode cantar canções bem simples e curtas. Você já deve ter observado que seus alunos gostam muito de cantar, embora a fala ainda esteja em desenvolvimento. Por isso, cante com eles louvando a Deus, mesmo que você seja a única a cantar. As crianças aprendem verdades fundamentais por intermédio dos cânticos, além da música atrair a atenção delas e alegrar o ambiente, auxiliando a aprendizagem e a convivência.Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
Fontes consultadas:
Créditos. Editora da Revista Berçário-Cpad
-Adaptada do Manual - Berçário.5–CPAD
-(Comentarista Marta Doreto)Verônica Araújo
Karolline Poerner
aobradosenhor.blogspot.com
Ebi blogspot.com
ospequeninosmt.blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
sementinhakids.com)
Blog evangelizando criança.
Blog pequeninos de jesus
Ensino num clique
www.sementinhakids.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
gmcgmjrsantamaria.blogspot.com
www.escoladominical.net/
ministerioinfantil
Ebd animada
zulmiramoreira@hotmail.com.
Ensino infantil numclique
professoresnaebd.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Adaliahelenablogspot.com.br
Karolline Poerner
aobradosenhor.blogspot.com
Ebi blogspot.com
ospequeninosmt.blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
sementinhakids.com)
Blog evangelizando criança.
Blog pequeninos de jesus
Ensino num clique
www.sementinhakids.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
gmcgmjrsantamaria.blogspot.com
www.escoladominical.net/
ministerioinfantil
Ebd animada
zulmiramoreira@hotmail.com.
Ensino infantil numclique
professoresnaebd.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Adaliahelenablogspot.com.br
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Vamos lá!!!
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.
1
;https://adaliahelena.blogspot.com/