ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 10/4º Trim 2021

 

ECLESIASTES E SUA APLICAÇÃO AOS JOVENS
 ___/ ___/ ______


TEXTO DE REFERÊNCIA: Ec 11.9-10

VERSÍCULO DO DIA
"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento". Ec 12.1

VERDADE APLICADA
Na juventude, tomamos decisões que reverberarão por toda a nossa existência.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender as transformações da juventude; 
- Compreender a importância de conhecer a Deus;
- Aplicar as lições de Eclesiastes à maneira de viver.

LEITURA SEMANAL
Seg Pv 2.16-17 Cuidado com a mulher estranha.
Ter 1Tm 4.12 Valorize a sua juventude.
Qua 1Pe 5.5 Os jovens devem sujeitar-se aos mais velhos.
Qui Sl 119.9-10 Os mancebos precisam observar a Palavra de Deus.
Sex 1Jo 2.14 São fortes e já venceram o maligno.
Sab J12.28 Profecia de Joel para os jovens.

Introdução 
A juventude é uma fase de muitas transformações e decisões importantes, por isso a Bíblia nos exorta a lembrar de Deus nesta fase. É notório na Bíblia, exemplos de jovens que se dedicaram a Deus e foram instrumentos de libertação mas, infelizmente, alguns tiveram um fim trágico por rejeitar os ensinamentos de Deus.

PONTO-CHAVE: 
"Na juventude, ocorrem as maiores descobertas e experiências da vida, por isso é necessário estarmos alicerçados na rocha, que é Cristo".

1 - CRESCI... NÃO SOU MAIS UMA CRIANÇA!
Esta mudança de fase no desenvolvimento humano traz consigo a sensação de liberdade e de pseudomaturidade. Contudo, há inúmeros desdobramentos na dinâmica da juventude. É necessário estar alerta para não fazer escolhas que resultarão em dor e arrependimento.

1.1.Cuidado com os sentimentos
O pregador, ao escrever Eclesiastes, foi bem enfático ao dizer: tenha alegria na sua juventude; alegre-se no seu coração, mas viva com sabedoria, pois Deus trará juízo sobre estas coisas (Ec 11.9). O autor, Salomão, um dia foi jovem e viveu um grande amor com a Sunamita mas, em sua velhice, escreveu Eclesiastes com reflexões sobre a existência humana. Um de seus conselhos foi pedir aos seus leitores que se lembrassem de Deus nos dias da mocidade (Ec 12.1), ou seja, ele sabia a importância de passar essa fase na presença de Deus, de buscar a Sua vontade e guardar os Seus mandamentos. Davi, seu pai, fora um jovem trabalhador que confiava inteiramente em Deus. A Bíblia o reconhece como um homem segundo o coração de Deus.

1.2. Ponderando as amizades
A liberdade da qual desfrutam os jovens em nossos dias, lhes oferece a oportunidade de fazer escolhas, inclusive quanto às suas amizades. Não raro é observar o poder de influência exercidos pelos amigos entre si, a ponto de os filhos questionarem ou desprezarem os princípios e valores que aprenderam com seus pais. Ao contrário do jovem tolo, o sábio considera os princípios bíblicos e o ensinamento dos pais para regerem a sua vida em todas as fases e áreas. Vale lembrar 1 Co 15.33: "as más conversações corrompem os bons costumes. Para os cristãos de Corinto, Paulo foi enfático ao dizer que não existe comunhão entre a luz e as trevas (2 Co 6.15-15). Portanto, precisamos ser prudentes com as amizades em nossa vida.

Refletindo
"Lembrar do Criador é mais do que um momento, trata-se de uma vida conscientemente dedicada aos Seus propósitos". Dca. Juliana Nascimento

2 - SENDO ÍNTIMO DE DEUS
A expressão lembra-te de Deus na tua mocidade, Ec 12.1 traz a ideia de buscar entender o projeto de Deus em nossa vida. A palavra intimo vem do latim "intimus" - segredo.
Vamos, portanto, descobrir os segredos de Deus para a nossa vida.

2.1. Vivendo uma vida de renúncia
Salomão deixa claro que todo este viver libertino será julgado pelo próprio Deus (Ec 11.9). O jovem que entende a vontade de Deus em sua vida necessita renunciar seus sonhos e colocar, sempre, Deus em primeiro lugar. Um dos maiores exemplos, na Bíblia, é o jovem José que, mesmo longe de sua terra natal e esquecido por sua família, não negou a sua fé em Deus. Na oportunidade em que a esposa de Potifar tentou seduzi-lo, José foi categórico ao dizer: "eu não posso pecar contra Deus (Gn 39.9). As renúncias nos levarão a lograr das maiores promessas e bênçãos de Deus em nossa vida. Portanto, não estrague o seu futuro por efêmeros momentos de prazer!

2.2.Buscando o conhecimento de Deus
Davi, quando estava em sua velhice, chamou o seu filho Salomão e lhe deu conselhos a saber: Procure conhecer o Deus de teu pai e sirva-o com o coração perfeito (1Cr 28.9). Este conselho fez toda a diferença na vida do jovem Salomão pois vemos um homem centrado em Deus cujo coração buscava constantemente a sabedoria dos Céus. Os pais precisam incentivar seus filhos a ter um relacionamento verdadeiro e intimo com o Deus Todo-Poderoso. O profeta Oséias ressaltou: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor", Os 6.3.
O conhecimento que tivermos de Deus será suficiente para entender que os Seus projetos são maiores do que os nossos e que, com certeza, Ele nos levará em segurança ao destino para o qual fomos criados.

3 - TENDO SERENIDADE NAS DECISOES
As maiores decisões que tomamos estão na mocidade, pois nesta fase escolhemos quem queremos ser profissionalmente e com quem queremos dividir o nosso coração. Salomão nos adverte a não tomar decisões baseados naquilo que os nossos olhos veem, mas buscar a vontade de Deus que é perfeita (Rm 12.2).

3.1. Um profissional para a glória de Deus
Durante a mocidade, muitos projetos e sonhos se formam em nossa mente. Somos facilmente influenciados pelas profissões de sucesso e de alto ganho financeiro exibidos nas redes sociais. Paulo diz que tudo quanto fizermos deve ser para a glória de Deus (1Co 10.31), então, até mesmo a profissão a ser escolhida deve exaltar o nome do Senhor nosso Deus. Dispomos hoje de excelentes profissionais que podem nos ajudar com testes vocacionais, mas que não venhamos abrir mão de buscar direcionamento em oração, jejum e na leitura da Palavra de Deus, pois Ele mais que ninguém, sabe o que é melhor para nós. Provérbios 21.19 diz que muitos propósitos podem existir no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá.

3.2. Alcançando a benevolência de Deus
Provérbios diz que: "quem acha uma mulher, acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor, Pv 18.22. Ninguém melhor do que Deus sabe a pessoa certa para estar ao nosso lado e dividir os sonhos, projetos e a felicidade da vida a dois. É interessante, ao observar o relato da criação, quando Deus deu um profundo sono para Adão e, através das costelas de Adão, Deus formou Eva (Gn 2.21-25). A lição aqui é muito simples; enquanto descansamos, Deus prepara alguém para compartilhar os momentos da vida conosco. Portanto, jovem, espere no Senhor (Sl 37.4) e, no momento certo, Ele trará até você a pessoa ideal que o amará e juntos vocês viverão os projetos de Deus.

CONCLUSÃO
Quando honramos ao Senhor e dedicamos a Ele a nossa juventude e força, a colheita será certa e teremos uma vida próspera!

Eu aprendi que:
Por maiores que sejam os desafios e as crises existenciais na juventude, precisamos confiar em Deus e crer que Ele está cuidando de tudo.


Fonte: Revista Betel Conectar

Vídeo Lição 10
fonte  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com