ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 11/4º Trim 2021

 

A MORTE NA VISÃO DE SALOMÃO
 ___/ ___/ ______


TEXTO DE REFERÊNCIA: Ec 12.1-8

VERSÍCULO DO DIA
"Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo para plantar e tempo de arrancar o que se plantou". Ec 3.2

VERDADE APLICADA
A morte coloca fim na vida terrena, para iniciar uma vida de gozo ou de sofrimento.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender que a morte é o ciclo natural da vida;
- Diferenciar morte física da morte eterna;
- Compreender a realidade da vida além-túmulo.

LEITURA SEMANAL
Seg Hb 9.27 Ao homem está destinado morrer apenas uma vez.
Ter Ec 5.15 Nada levaremos desta terra.
Qua Ec 3.20 Todos retornarão ao pó.
Qui Ec 71-2 A morte nos leva a refletir sobre o nosso fim.
Sex Ap 14.13 Quem morre em Cristo é bendito.
Sab Dn 12.2 A ressurreição dos justos e dos ímpios.

Introdução 
A morte sempre esteve presente na História da humanidade desde a queda de Adão, ou seja, consequência imediata da queda (Gn 3.19). Para os crentes, a morte é o passaporte para a eternidade com Cristo, porém, para os ímpios, a morte significa separação total e eterna de Deus.

PONTO-CHAVE: 
"A morte mostra o quanto a nossa existência é frágil e dependente de Deus".

1 - UMA REALIDADE CHAMADA MORTE
Para a medicina, a morte se caracteriza com o fim da vida física ou o cessar dos órgãos vitais. Na Teologia, percebemos que a morte é a separação da matéria (corpo) e da imatéria (alma e espírito); tornando o corpo apenas um cadáver, enquanto o espírito volta para Deus que o deu (Ec 12.7).

1.1. A morte e o pregador
Em Eclesiastes 12, percebemos que Salomão de forma poética nos mostra a degradação física do homem e o quanto o ser humano se torna debitado. No versículo 6, vemos a expressão: "antes que se quebre a cadeia de prata e despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto a fonte. As expressões usadas de forma poética revelam nada mais do que o cessar da vida humana, onde o coração literalmente morre, parando de bombear o sangue às demais partes do corpo. A conclusão de Salomão é dita no verso 7, pois, neste momento, o espírito volta a Deus, ou seja, só Deus tem o poder para dar a vida e retirá-la quando quiser. Salomão é claro ao dizer que a morte é uma realidade da existência humana (Ec 3.20).

1.2. A morte na Bíblia Sagrada
A morte do ponto de vista bíblico veio como consequência imediata do pecado. Segundo o relato escriturístico sobre todos os aspectos que envolvem a morte e a ressurreição, Jesus venceu a morte. Ele tem a chave da morte e do inferno (Ap 1.18). Diante deste acontecimento, todos os que morreram em Cristo ressuscitarão, mostrando também que seremos vencedores diante da morte. Em 1 Coríntios 15.54-56, o apóstolo Paulo nos assevera que o que é mortal se revestirá da imortalidade; e o que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade. Não precisamos temer a morte, pois em Cristo somos mais que vencedores.

Refletindo
A morte nos separa das pessoas que amamos, contudo nos leva para mais perto de Deus" Pr. João de Oliveira

2 - OS TIPOS DE MORTE
Pela Teologia, é possível perceber que a Bíblia fala de dois tipos de morte. A primeira é chamada de morte física, onde existe a separação do corpo e da alma. Existe também a morte espiritual, que é o afastamento total e completo de Deus por toda a eternidade.

2.1.Voltando ao pó
Quando Adão pecou no Jardim do Éden, Deus disse que a morte seria inevitável sobre a raça humana. No livro de Eclesiastes, encontramos Salomão, por diversas vezes, utilizando essa expressão "retornar ao pó, coadunando com a ideia encontrada no livro de Gênesis. A certeza é de que todos morreremos, porém, ninguém tem o poder de reter seu espírito e nem domínio sobre o dia de sua morte (Ec 8.8). Jesus é considerado o primogênito dos mortos, pois ressuscitou e a morte não tem mais domínio sobre o seu corpo. A esperança que os salvos têm é que Jesus Cristo transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas (Fp 3.21)

2.2. Separados de Deus eternamente
O livro de Daniel faz alusão à duas ressurreições; uns para a vida eterna e outros para vergonha e o desprezo eterno (Dn 12.2). O livro do Apocalipse diz que é bem-aventurado os que fizerem parte da primeira ressurreição (Ap 20.6), pois esta será para os salvos em Cristo. Infelizmente, aqueles que morreram sem Cristo fazem parte da segunda ressurreição, pois serão convocados para estar no grande trono branco e serem condenados (Ap 20.11-15). Estes ficarão afastados de Deus eternamente e sem chance de arrependimento. Sua parte será no lago de fogo e enxofre. Jesus foi categórico ao dizer que ali o bicho não morre e o fogo nunca se apaga (Mc 9.44).

3 - TEORIAS QUANTO À MORTE
Existe um nome técnico quando estudamos sobre a morte, o qual é Tanatologia. Existem muitas outras teorias que versam a respeito da morte; porém, de maneira sucinta e breve, falaremos apenas de algumas delas; combatendo-as à luz da Palavra de Deus.

3.1.A heresia do sono da alma
Existem pessoas que, por interpretarem mal o texto sagrado, pregam sobre o "sono da alma'. Os textos paulinos, muitas vezes, trazem a expressão "dormindo", conforme observamos em 1 Coríntios 15.6 e 11.30. Sabemos muito bem que a expressão dormindo nada mais é do que um eufemismo, um recurso de linguagem, que visa amenizar o termo morte. Ressaltamos que tal doutrina é tenazmente combatida nas Escrituras, pois não possui embasamento bíblico. Por esta razão, ela deve ser combatida e ejetada de nossos ensinamentos. Pela passagem do rico e Lázaro vemos o destino que segue aos que morrem. Os principais defensores desta doutrina, "sono da alma", são as Testemunhas de Jeová e os Adventistas do Sétimo dia.

3.2. Um problema chamado Reencarnação
Outra doutrina bastante difundida em relação à morte é a reencarnação que, segundo o Espiritismo, ao invés da alma está no paraíso ou no lugar de sofrimento (dependendo da fé), Deus concede inúmeras oportunidades ara o espirito se aperfeiçoar em outro corpo. Existem dois textos bíblicos que refutam a teoria dos espíritas. O primeiro texto está em Lucas 23.43, quando Jesus fala para o ladrão arrependido: "hoje mesmo estarás comigo no paraíso. O escritor aos Hebreus diz também que: "aos homens está ordenado morrer apenas uma vez, vindo depois disto o juízo" (Hb 9.27). Não existe meio termo e nem brecha para outra doutrina.

CONCLUSÃO
A morte é uma realidade com respaldo nas Escrituras, portanto, precisamos nos preparar para fazermos parte da primeira ressurreição.

Eu aprendi que:
E mister combater os falsos ensinamentos no que tange a tanatologia através das Sagradas Escrituras.

Fonte: Revista Betel Conectar

Vídeo Lição 11
https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com