ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 10/4º Trim 2021


AULA EM 5 DE DEZEMBRO DE 2021 - LIÇÃO 10
(Revista Editora Betel)

Tema: O Novo Homem e sua Conduta diante do Mundo

Texto Áureo: Ef 4.24

INTRODUÇÃO 
"é sobre a relevância da nossa conduta diante daqueles que não são cristãos", quer dizer que as nossas atitudes falam mais que as nossas palavras. Aquilo que expressamos com o nosso comportamento toca mais as pessoas do que o que falamos, ainda que usemos de grande eloquência.
"A nova vida gerada pela habitação do Espírito Santo", quer dizer que agora que o Espírito Santo habita o interior da pessoa, ela vai apresentar uma outra vida, um outro comportamento, com outras atitudes.

1. UMA VIDA NOVA EXIGE UM NOVO PROCEDER

1.1. Não andeis mais como andam também os outros.
"que seus leitores pudessem compreender a diferença que havia entre o que eles foram e o que representavam", quando eles passaram a ser cristãos, começaram a representar a Igreja de Jesus, como ministros de Cristo. Dessa forma, tudo o que fazemos reflete no Reino. Por isso o crente deve andar com a máxima cautela.
"Os pagãos eram pessoas naturais, que viviam uma vida descompromissada", descompromissado aqui se refere ao que não tem nenhum compromisso com Deus, e assim como os pagãos, também existem crentes que não querem assumir nenhum compromisso na obra de Cristo. É um perigo para um cristão não assumir compromisso com o Senhor.

1.2. Despojando-nos do velho homem.
"O andar de uma nova criatura é um andar santo, inspirado pelo Espírito Santo", é necessário deixar o Espírito Santo trabalhar no coração da pessoa que se converteu, devemos evitar ficar forçando a mudança. Quando a igreja local consegue ganhar novos convertidos, o que precisamos fazer é ensinar a Palavra para esses novos irmãos e ir deixando o Espírito Santo trabalhar.
 
1.3.Revestindo-nos do novo homem.
"O pecador é aquele que vive tanto sem o senso moral", senso moral é a ideia do que é certo e o que é errado, do que é ético. Alguns pecadores possuem uma certa ideia de moralidade, mas geralmente é muito pouco. 
"quanto sem o senso espiritual", senso espiritual é a noção do mundo espiritual, daquilo que está além da nossa compreensão.
- "como se alguém com vinte anos vestisse uma camisa de quando tinha cinco anos. Esta roupa não lhe cairá bem, e será motivo de chacota", resumidamente, é como se alguém que hoje vive uma vida transformada, voltasse atrás e tentasse viver de novo uma vida mundana, ele ficaria desajeitado e seria motiva de risada do ímpio. Porém, existem alguns crentes que sempre estiveram com o pesinho no mundo, e por isso ao se desviarem, conseguem se ajustar rapidamente ao mundo de novo, pois o mundo nunca saiu de dentro deles.

2- NOVO HOMEM, NOVA FORMA DE VIDA

2.1. Devemos abandonar uma vida mentirosa.
"A mentira não se aplica a essa nova vida, sabemos de onde ela se origina e quem é seu pai", podemos dizer que o problema dos crentes da atualidade não é a mentira, mas é aquilo que alguns chamam de "mentirinha", são aquelas mentiras sem importância, que alguns filhos crentes falam para seus pais, para seus pastores, professores e amigos. Essas mentiras, às vezes em forma de brincadeiras e outras em caráter de necessidade, fazem mal ao cristão, pois ele acaba se acostumando a elas.
"mas sempre que contamos uma mentira, Satanás entra em ação.", o Espírito Santo habita no interior do crente, porém aqueles que aceitam e praticam a mentira, nas palavras e nas ações, acabam perdendo esse habitar do Espírito de Deus. O Espírito do Senhor deixa o crente e ele nem percebe que o Santo Espírito já saiu. 

2.2. Podemos nos irar, mas não devemos pecar.
- "veremos que “irai-vos” se apresenta numa forma permissiva.", ou seja, é aquilo que Deus nos permite fazer. É diferente da vontade absoluta de Deus, que é aquilo que Deus quer que façamos. Deus permite que nos iremos, mas a Palavra manda expressamente, não pecar.
"a ira que surge como reação natural contra toda e qualquer forma de pecado ao nosso derredor", um exemplo, é quando o crente é ofendido, ele pode naturalmente ficar irado com isso, pois ninguém vai gostar disso, mas ele jamais poderá ofender de volta, isso estaria fora da vontade do Senhor.

2.3. Não devemos dar lugar ao diabo.
"com as quais procura desvirtuar o crente de sua jornada rumo à salvação", entre os crentes, o inimigo vai tentar tirar ele da presença de Deus, mas entre os ímpios, Satanás vai tentar causar destruição, fazendo com que irmãos briguem entre si, fazendo com que pessoas cheguem às vias de fato De vez em quando, ficamos sabendo de festas de ímpios que acabam em tragédia.
"aproveitará a oportunidade para mudar nossa indignação, seja ela justa ou injusta, em agravo", aqui o comentarista cita algumas consequências da ação maligna diante da nossa ira, quando deixamos a ira dominar e o inimigo se aproveita e isso pode gerar: rancor, fonte de ira, resistência ao perdão.

3- OS CUIDADOS COM A NOVA VIDA

3.1. Não entristecer o Espírito Santo.
...

3.2. Removendo de si as manifestações pecaminosas.
- "Quando essa classe de vida avessa se evidencia na vida cristã, revela que determinada pessoa ainda não experimentou uma conversão real.", esse é um grande problema das igrejas nesses últimos dias, pessoas que estão congregando no Corpo de Cristo, mas que não fazem parte do Corpo de Cristo. Estão nas igrejas, tomam Santa Ceia, mas não são transformadas de fato. Essas pessoas permanecem enganando, parecendo crentes, mas num dado momento, Satanás acaba entrando por alguma brecha, então esses falsos crentes são desmascarados.

3.3. Benignos uns para com os outros.
"Todos nós conhecemos cristãos com esse caráter que expressam seus sentimentos com seus gestos e demonstrações de afeto", os próprios ímpios veem os crentes como pessoas benevolentes, claro que essa imagem tem mudado por conta de muitos maus testemunhos e escândalos, mas ainda carregamos essa imagem diante da sociedade. Devemos corresponder a isso, pois foi orientação de Cristo e dos apóstolos.
"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mt 5.16

"A benignidade sempre olha para fora, não para dentro", ou seja, a pessoa que é benigna desenvolve sentimentos bons em relação ao próximo, pratica a empatia, se colocando no lugar do próximo e assim tomando as melhores decisões para com ele.

CONCLUSÃO
"O pecador não tem nada a ver com Deus, mas sabe perfeitamente quando também não temos", os discursos inflamados nas pregações só enganam os crentes incautos, pois até os ímpios sabem observar quem somos de verdade. O ensino principal é, viver o que se prega e pregar o que se vive. Hoje com as redes sociais, ninguém consegue enganar por muito tempo.
- Faça a revisão dos pontos importantes abordados.
- É interessante elaborar perguntas para fazer aos alunos.
- Convide os alunos para a próxima aula.
- Ore com a classe.


Acesse: Conteúdo Lição 10 / Vídeo Lição 10 

fonte https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com