INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição: A Primeira Torre Muito Alta
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Endereço e crédito na descrição dos vídeo:
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
Maternal de 3 - 4 anos, Cpad - Tema: O Livro de Gênesis: Vamos Conhecer a História do Começo: 1° trimestre 2022
"O Senhor diz: 'O Céu é o meu trono'."(Isaias 66.1a)
· Canetinha preta (para detalhes)
· Cola
· Tesoura
Faça linhas incorretas no papel para parecer tijolo, depois faça tipo um cone com o papel e cole.
Aplicação: Que interessante foi o que Deus fez com aquele povo, trocou a língua deles para que eles vissem que sem Deus eles não são nada. Aquele povo era um povo orgulhoso, achava que não precisava de Deus. Por causa do seu orgulho foi humilhado por Deus. Por isso devemos sondar o nosso coração, sermos humildes, isto agrada o coração do Pai.
Exercício de fixação: Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com peças de brinquedos, caixas de fósforo, latas, caixas de leite, rolo de papel (vazio), use a sua criatividade, o grupo, que mantiver sua torre em pé por mais tempo ganha o jogo.
Você pode usar tubos de papel higiênico para fazer a torre.
Foto retirada do site aunties bible. Ideia super linda para fazer sua torre de tubo de linha, ou mesmo tubo de chuva de confete que tem esse formato ou mesmo de isopor.
Recursos visuais
Recursos visuais
Pinte
Torre de Babel: Blocos
A ideia é encapar esses blocos com papel pedra, ou qualquer tipo de papel e fazer desenho de tijolos. Se preferir pode fazer com caixas de leite encapadas também. Mas o trabalho será BEM MAIOR para encapar todas as caixinhas.
Uma dica: dê preferência para caixas do mesmo tamanho, ou pelo menos caixas que permitam você formar uma torre! Assim após encapar todas as caixas você pode espalha-las num canto da sala e propor para as crianças O JOGO.
O JOGO consiste em:
perguntar as crianças que pecados nos afastam de Deus. Contudo precisam ser coisas que elas fazem no dia a dia.
Para as crianças que sabem escrever, permita que elas escrevam nos post its e uma a uma que colem nos blocos. Não tem problema se houverem pecados repetidos. E se as crianças não souberem por onde começar, comece você. E dê algumas sugestões em forma de pergunta. O objetivo é ajudar as crianças a pensarem.
Para as pequenas escute o que elas dizem, escreva e entregue na mão de cada uma para que elas colem nos blocos.
Após todos os post its colados você terá uma torre de pecados. E ela é uma torre alta, como a torre de babel. Dessa forma você pode explicar para as crianças que houve um tempo em que pessoas se reuniram. Elas queriam ser famosas e conhecidas. Queriam construir uma grande torre. E dessa forma elas podem entender melhor a história por terem interagido com ela.
Aplique com as crianças, explique para elas que a Bíblia fala em Is 59.2 que nossos pecados fazem separação entre nós e Deus! E por isso quando pecamos e não pedimos perdão, ou não nos arrependemos um muro cresce entre nós e Ele. E isso dificulta nossa comunicação. Só podemos quebrar esse muro que construímos com perdão por Jesus de nossos pecados.
Esta atividade pode ser encontrada neste link:
http://ithappensinablink.com/tower-of-babel-kids-activity/#_a5y_p=4904151
Criança de jesus tem energia pra gastar
BRINCADEIRAS:
Pedir que as crianças se dividam em grupo e construam uma torre o mais alto que puder com copos descartáveis ou com peças de monta/desmonta ou até com caixinhas vazias encapadas. Depois questionar por que não deu certo....
Escreva as frases: " Construa com orgulho e tudo ao chão virá/Construa com humildade e muita graça você terá". Acrescente Provérbios 3.34 aos pôsteres.
Incentive as crianças a colocarem seus pôsteres no quarto para lembrarem de orar pedindo que Deus as ajude a se manterem humildes e dar ao Senhor o reconhecimento por todas as coisas boas que Ele faz.
Lembrancinhas:
Olha que gracinha você dar blocos de lego para eles brincarem em casa.
Maternal, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo
6 PASSOS PARA ORARA criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
Gênesis 11. 1 - 9
Ovelhinhas de Cristo.
Leia a Bíblia
Pra você!!!
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Ao estabelecer seu plano de aula
Dê especial atenção aos seguintes itens:
Título da aula;
Passagem bíblica;
Introdução do tema;
O andamento do conteúdo;
Conclusão da aula;
Exemplo básico de plano de aula.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cristina Mel - Torre para o céu
Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
Lembre-se que estamos apresentando uma sequência de histórias, seria interessante deixar na sala as figuras que marcam as histórias para que a criança grave a sequência.
OBJETIVO
Espaços do alvos
Que a criança aprenda que Deus não permitiu que as pessoas vivessem todas juntas em um mesmo lugar para sempre, porque Ele é o maior e o mais forte de todos.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
EXPLIQUE O VERSICULO:
PARA MEMORIZAR
Espaço da Bíblia."O Senhor diz: 'O Céu é o meu trono'."(Isaias 66.1a)
HISTÓRIA BIBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Gênesis 11. 1 - 9
1 E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Bíblia Sagrada Online versão NVI
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Recursos visuais
· Papel canson marrom· Canetinha preta (para detalhes)
· Cola
· Tesoura
Faça linhas incorretas no papel para parecer tijolo, depois faça tipo um cone com o papel e cole.
Aplicação: Que interessante foi o que Deus fez com aquele povo, trocou a língua deles para que eles vissem que sem Deus eles não são nada. Aquele povo era um povo orgulhoso, achava que não precisava de Deus. Por causa do seu orgulho foi humilhado por Deus. Por isso devemos sondar o nosso coração, sermos humildes, isto agrada o coração do Pai.
Exercício de fixação: Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com peças de brinquedos, caixas de fósforo, latas, caixas de leite, rolo de papel (vazio), use a sua criatividade, o grupo, que mantiver sua torre em pé por mais tempo ganha o jogo.
Você pode usar peças de lego para fazer sua torre e contar a história.
Ou usar copos plásticos.
Você pode usar tubos de papel higiênico para fazer a torre.
Foto retirada do site aunties bible. Ideia super linda para fazer sua torre de tubo de linha, ou mesmo tubo de chuva de confete que tem esse formato ou mesmo de isopor.
Recursos visuais:
Recursos visuais
· Papel canson marrom
· Canetinha preta (para detalhes)
· Cola
· Tesoura
Faça linhas incorretas no papel para parecer tijolo, depois faça tipo um cone com o papel e cole.
Aplicação:
· Canetinha preta (para detalhes)
· Cola
· Tesoura
Faça linhas incorretas no papel para parecer tijolo, depois faça tipo um cone com o papel e cole.
Aplicação:
Que interessante foi o que Deus fez com aquele povo, trocou a língua deles para que eles vissem que sem Deus eles não são nada. Aquele povo era um povo orgulhoso, achava que não precisava de Deus. Por causa do seu orgulho foi humilhado por Deus. Por isso devemos sondar o nosso coração, sermos humildes, isto agrada o coração do Pai.
Recursos visuais
Pinte
https://auntiesbiblelessons.wordpress.com
Torre de Babel: Blocos
Uma forma bem divertida que encontramos na internet para se contar a história da Torre de Babel é utilizar BLOCOS DE PAPELÃO!
A ideia é encapar esses blocos com papel pedra, ou qualquer tipo de papel e fazer desenho de tijolos. Se preferir pode fazer com caixas de leite encapadas também. Mas o trabalho será BEM MAIOR para encapar todas as caixinhas.
Uma dica: dê preferência para caixas do mesmo tamanho, ou pelo menos caixas que permitam você formar uma torre! Assim após encapar todas as caixas você pode espalha-las num canto da sala e propor para as crianças O JOGO.
O JOGO consiste em:
perguntar as crianças que pecados nos afastam de Deus. Contudo precisam ser coisas que elas fazem no dia a dia.
Para as crianças que sabem escrever, permita que elas escrevam nos post its e uma a uma que colem nos blocos. Não tem problema se houverem pecados repetidos. E se as crianças não souberem por onde começar, comece você. E dê algumas sugestões em forma de pergunta. O objetivo é ajudar as crianças a pensarem.
Para as pequenas escute o que elas dizem, escreva e entregue na mão de cada uma para que elas colem nos blocos.
Após todos os post its colados você terá uma torre de pecados. E ela é uma torre alta, como a torre de babel. Dessa forma você pode explicar para as crianças que houve um tempo em que pessoas se reuniram. Elas queriam ser famosas e conhecidas. Queriam construir uma grande torre. E dessa forma elas podem entender melhor a história por terem interagido com ela.
Aplique com as crianças, explique para elas que a Bíblia fala em Is 59.2 que nossos pecados fazem separação entre nós e Deus! E por isso quando pecamos e não pedimos perdão, ou não nos arrependemos um muro cresce entre nós e Ele. E isso dificulta nossa comunicação. Só podemos quebrar esse muro que construímos com perdão por Jesus de nossos pecados.
Esta atividade pode ser encontrada neste link:
http://ithappensinablink.com/tower-of-babel-kids-activity/#_a5y_p=4904151
Atividades:
Atividade:
Mande as crianças desenharem uma torre alta em pedações de papel de embrulho de mais ou menos 1,80m de comprimento. Usem lápis de cera para colorir os "tijolos" ou recorte saquinho de papel e cole para formar as torres.
Escreva as frases: " Construa com orgulho e tudo ao chão virá/Construa com humildade e muita graça você terá". Acrescente Provérbios 3.34 aos pôsteres.
Incentive as crianças a colocarem seus pôsteres no quarto para lembrarem de orar pedindo que Deus as ajude a se manterem humildes e dar ao Senhor o reconhecimento por todas as coisas boas que Ele faz.
Fonte:3ª aula - Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
BRINCADEIRA
Você pode também construir uma torre com caixas encapadas. Arrumando 3 na horizontal e 3 na vertical, e depois vai tirando um por um, perde quem tirar uma e cair a torre.Exercício de fixação:
Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com peças de brinquedos, caixas de fósforo, latas, caixas de leite, rolo de papel (vazio), use a sua criatividade, o grupo, que mantiver sua torre em pé por mais tempo ganha o jogo.
Pedir que as crianças se dividam em grupo e construam uma torre o mais alto que puder com copos descartáveis ou com peças de monta/desmonta ou até com caixinhas vazias encapadas. Depois questionar por que não deu certo....
Mande as crianças desenharem uma torre alta em pedações de papel de embrulho de mais ou menos 1,80m de comprimento. Usem lápis de cera para colorir os "tijolos" ou recorte saquinho de papel e cole para formar as torres.
Escreva as frases: " Construa com orgulho e tudo ao chão virá/Construa com humildade e muita graça você terá". Acrescente Provérbios 3.34 aos pôsteres.
Incentive as crianças a colocarem seus pôsteres no quarto para lembrarem de orar pedindo que Deus as ajude a se manterem humildes e dar ao Senhor o reconhecimento por todas as coisas boas que Ele faz.
OU DO JEITO QUE VOCÊ ACHAR MELHOR.
Lembrancinha: Porta lápis ou encher de balas
ofantasticomundodapedagogia.blogspot.com.br
Lembrancinhas:
Olha que gracinha você dar blocos de lego para eles brincarem em casa.
Maternal, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
VOCÊ JÁ OROU HOJE ?
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
ESPAÇO DO ATÉ LOGO
Depois de repetir o versículo e o cântico sugerido na seção Espaço do Louvor, encerre a aula com uma oração.
Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da criação que se encontra em Gênesis.
Fazer em casa:Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da criação que se encontra em Gênesis.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.Final da aula:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] Tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] Tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:Gênesis 11. 1 - 9
Atividade
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Ovelhinhas de Cristo.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais NecessidadesPouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Ovelhinhas de Cristo.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
Leia a Bíblia
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.
Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!
Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
👉 Fontes Consultadas:
Créditos lição/ Revista-Cpad
Comentarista/Verônica Araújo. Telma Bueno- Editora Responsável pela Revista de Maternal
historiasdasementinha.blogspot.com
espaço ministério infantil
http://2.bp.blogspot.com
http://4.bp.blogspot.com
tempoemcasa.blogspot.com.br
tiasdaescolinha.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
Ensino Infantil Num Clique
Escola Dominical Infantil
Adaliahelenablogspot.com.br
Atividades ei
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista Cpad;
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
https://adaliahelena.blogspot.com