Como um cristão deve lidar com a ansiedade?

 

luz

Quando uma pessoa está ansiosa demais, é comum que as outras à sua volta digam a ela para “confiar em si mesma” e ter “pensamentos positivos”, prometendo-lhe que tudo ficará bem. Mas o que a Bíblia diz que um cristão ansioso deve fazer?

Em primeiro lugar, a Bíblia não diz que devemos confiar em nós mesmos, mas sim que devemos confiar em Deus. O apóstolo Pedro disse que devemos lançar sobre Deus a nossa ansiedade, pois Deus nos ama e está sempre cuidando de nós:

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7)

Como é reconfortante saber disso! O Senhor nos ama tanto que está disposto a nos livrar das nossas preocupações.

Mas de que maneira podemos lançar sobre Ele a nossa ansiedade?

Orando! Orar é conversar com Deus. Durante nossas orações podemos contar ao nosso Pai Celeste todas as nossas preocupações, tudo o que está nos tirando a paz. E Deus promete que nos dará a Sua paz para guardar nossos corações e mentes em Jesus:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7)

Depois de orar, nós nos sentiremos muito melhor, pois os nossos problemas ficarão menores em comparação com o poder de Deus. Isso porque o Senhor é maior que todos os nossos problemas, ansiedades e medos e Ele pode nos ajudar a superar tudo. “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem” (Salmos 23:4).

Depois que o apóstolo Paulo disse que devemos colocar as nossas ansiedades nas mãos de Deus por meio da oração para receber a paz que Deus promete em Jesus Cristo, ele disse ainda que devemos ter os nossos pensamentos nas coisas certas e santas:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:8)

Isso é muito diferente de “ter pensamentos positivos”. Não é simplesmente para pensar em coisas boas, mas pensar no que é certo/correto, puro, amável, etc. Ou seja, pensar nas coisas do Senhor.

Não devemos pensar nos problemas 24 horas por dia. Em vez de nos atordoarmos com pensamentos negativos, podemos ler e estudar a Bíblia, orar, nos reunir com a Igreja, andar em comunhão com os irmãos, etc.

Embora nossos problemas pareçam grandes demais às vezes, eles não são maiores que o nosso Deus. E pensar nos problemas não farão os problemas magicamente desaparecerem. Então, em vez de sofrermos pensando neles, devemos, primeiramente descansar a mente e o coração em Deus na oração, e pedir a ajuda dEle para resolvê-los, pois Ele “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20). Depois, devemos ocupar nossas mentes com o que é bom e puro, digno de louvor. Por fim, devemos — já descansados e raciocinando melhor — elaborar estratégias viáveis e lícitas para resolver nossos problemas. E para isso, podemos contar com a ajuda dos nossos irmãos e irmãs em Cristo. Sempre que precisarmos de ajuda, devemos pedir, pois não estamos neste mundo para caminharmos sozinhos. Deus nos deu uma família espiritual (a Igreja) para nos fortalecer e ajudar nas batalhas da vida. Só estaremos sozinho que quisermos. Por isso, sempre que precisar, não hesite em desabafar e pedir ajuda para os irmãos de fé. Os problemas ficam menores quando lidamos com eles da maneira correta. Que Deus lhe abençoe!


fonte   https://defendendoafecrista.wordpress.com