ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 9/1º Trim 2022

 



UM OBREIRO APROVADO POR DEUS
___/ ___/ ______


TEXTO DE REFERÊNCIA: 2Tm 2.15-21

VERSÍCULO DO DIA 
"E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam se forem irrepreensíveis". 1Tm 3.10

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Reconhecer a relação entre o obreiro provado e aprovado;
- Perceber que todos somos tentados;
- Entender que nossa raiz deve estar em Cristo.

VERDADE APLICADA
O obreiro aprovado é irrepreensível aos olhos de Deus, da comunidade cristã e da sociedade.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Clamemos para que os obreiros sejam primeiro aprovados por Deus e posteriormente reconhecidos pelos homens.

LEITURA SEMANAL
Seg Jr 3.15 Pastores segundo o coração de Deus.
Ter At 2.22 Jesus foi aprovado por Deus.
Oua Rm 16.10 Apeles foi aprovado em Cristo.
Oui Mt 4.1;11 Jesus foi tentado, mas aprovado.
Sex Fp 2.22 Timóteo, um obreiro aprovado.
Sab 2Co 10.18 O aprovado é quem o Senhor louva.

INTRODUÇÃO
Antes de ser reconhecido ou aprovado pelos homens, o obreiro precisa receber de Deus Sua chancela. Não podemos confundir aceitação das pessoas com aprovação divina.

Ponto-Chave
"A aprovação divina deve ser o farol que guia o nosso viver".

1 - UM OBREIRO PROVADO E APROVADO
Sabemos que uma das mais sublimes missões na terra é ser um vocacionado por Deus; porém isso exige o mais alto grau de comprometimento moral e espiritual. As Escrituras dizem que precisamos nos apresentar a Deus como obreiro aprovado (2Tm 2.15).

1.1. Provado no caráter
O caráter é a impressão digital da alma, por isso o cristão precisa ter o caráter forjado à luz da Palavra e em Cristo. Qualquer deficiência no caráter do obreiro, por exemplo, pode depor contra a obra e o Reino de Deus, por causa do escândalo e da perda de almas para o reino das trevas. Jesus adverte sobre o escândalo (Mt 18.7). Paulo pontua que, diante dos problemas, os aprovados se manifestam (1Co 11.19). Infelizmente, vivemos uma crise moral, inclusive na igreja. Dos lideres aos membros, não raras as vezes, os escândalos são noticiados. É urgente que sejam levantados, como na igreja primitiva, obreiros provados e aprovados para o bom combate.

1.2. Provado no contexto familiar
Nas qualidades de um obreiro, Paulo em sua missiva, deixou bem claro que, se alguém não governa a sua casa, é impossível ser um líder eclesiástico (1Tm 3.4).
Em outra passagem bíblica veremos que quem não cuida dos seus negou a fé e é pior que o infiel (1 Tm 5.8). Indubitavelmente, a família é o primeiro campo de atuação, onde o obreiro precisa exercitar o amor, a devoção e o caráter. Assim como na época de Paulo, existem hoje problemas de agressões, traições e falta de sobriedade. A família ocupa um papel preponderante na aprovação ou desaprovação do obreiro. Que Deus nos ajude a ser segundo o Seu coração

Refletindo
"Em um mundo de tantas conveniências e conivências, o obreiro precisa se refugiar em Deus". Pr. Josué Gonçalves.

TENTADOS, MAS APROVADOS
É normal ser tentado, pois vivemos num mundo dominado por Satanás e seus demônios. A tentação é o meio pelo qual o caráter e a estrutura do obreiro são colocados à prova. Salomão aconselha que, diante da tentação, não podemos ceder (Pv 1.10)

2.1. Jesus e a tentação
A narrativa dos Evangelhos afirma que Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1). Este texto é impactante, pois mostra que o diabo tentará os que procuram viver em santidade, submissão e dependência de Deus. Jesus combateu através da Palavra. Por isso Paulo disse que precisamos manejar bem a Palavra da verdade (2Tm 2.15). Foi no deserto, ao ser tentado, que Jesus demonstrou que é possível vencer as tentações e permanecer firme ao propósito de Deus. Como obreiros, necessitamos nos fortalecer no Senhor e na força do Seu poder (Ef 6.10).

2.2. Provados diante do materialismo
Assim como em nossos dias, na época primitiva havia pessoas que faziam negócio com o Evangelho, objetivando o lucro e a vantagem pessoal. Não é à toa que Paulo adverte o obreiro para que não seja cobiçoso de torpe ganância (1'Tm 3.3). As altas cifras e o status têm levado muitos a abrirem mão de convicções e valores, e se tornarem fantoches de Mamom (deus do dinheiro). A ambição desenfreada e o materialismo podem nos persuadir a viver um estilo de vida incompatível com o chamado de Deus. Não é pecado possuir bens e ter uma vida confortável de modo algum! O problema consiste em ser dominado pelo desejo de obter riquezas a qualquer preço (1Tm 6.9-11).

3 - SENDO UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇAO DE DEUS
Uma das expressões mais forte da Bíblia é quando Deus diz que daria pastores segundo o Seu coração (Jr 3.15-17); em outra passagem, Ele disse a Samuel que já havia escolhido um homem segundo o Seu coração para ser rei (At 13.22).
Assim, antes de ser obreiro, que sejamos homens segundo o coração de Deus.

3.1. Um homem que escuta a voz de Deus
Vivemos numa sociedade onde muitas vozes têm ecoado em nosso coração, porém o que determinará o sucesso do ministério que Deus nos confiou é o tato do nosso coração estar na mesma frequência que o coração do Pai. Deus ainda revela e vocaciona. A exemplo do que aconteceu na igreja da Antioquia, precisamos deixar o Espírito Santo falar em nossas reuniões; chamando pessoas para o exercício do ministério (At 13.1-3). Paulo orienta: não se precipite a impor as mãos sobre ninguém (1Tm 5.22). Consagração não é promoção e sim resignação.

3.2. Fortificando em Deus
A fonte da nossa força está em Deus. A teologia paulina se fundamenta em Cristo. Sua recomendação para Timóteo foi: "Fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus" (2Tm 2.1). Precisamos nos refugiar em Deus e entender que é dEle que vêm o nosso sustento e amparo ministerial. Para que possamos suportar
os embates da fé é necessário viver uma vida piedosa, de comunhão com Deus, estudo da Palavra, oração e jejum. Um obreiro aprovado por Deus sabe que seu ministério deve pautar-se pela vontade de Deus e não pela vontade humana. Paulo deixou bem claro sua decisão em agradar a Deus (GI 1.9-12).

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Subsídio Bíblico Teológico
A nossa vida é feita de escolhas. Diuturnamente temos que tomar decisões, algumas difíceis, outras fáceis, mas são escolhas e elas determinarão quem seremos e onde chegaremos. É cômodo escolher aquilo que vai nos trazer conforto, mormente em um mundo que prega o capitalismo, o materialismo e o pragmatismo como meio de alcançar objetivos. Precisamos entender que quem rege a nossa vida é o Senhor Deus e Ele sabe o que é melhor para nós. Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos frágeis (Sl 103.14). Saber lidar com uma chamada é, muitas vezes, singrar em um oceano de dilemas, conflitos, crises e provações. Paulo se tornou um exemplo, porque soube fazer as escolhas certas. Teve sensibilidade suficiente para que, diante de tantas vozes, discernisse a que o levaria a cumprir o propósito de Deus em sua vida.

CONCLUSÃO
É nas lutas e nas provações da vida que somos credenciados por Deus para ser Seus representantes na terra.

Complementando
Na prática do exercício ministerial, estatísticas apontam que existe muito stress e esgotamento físico e mental. Será que isto advém de nossas ambições humanas ou é fruto da obra de Deus?

Eu ensinei que:
O obreiro aprovado por Deus vive uma vida que O agrade, agindo com fidelidade ao chamado divino.

Fonte: Revista Betel Conectar

Vídeo Lição 9


Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp) fonte  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com