ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 9/1º Trim 2022

 


 

AULA EM 27 DE FEVEREIRO DE 2022 - LIÇÃO 9
(Revista Editora Betel)

Tema: A Visão do Vale de Ossos Secos

Texto Áureo: Ezequiel 37.3


INTRODUÇÃO 
Professor(a), nessa lição deve apresentar a visão do vale de ossos secos como sendo uma promessa para os dias de Ezequiel e também para os dias de hoje.
"Deus é poderoso para levar adiante Seu propósito de ter um povo que viva de acordo com a Sua vontade", a visão mostra uma profecia de Deus para o Seu povo, ou seja, uma profecia anunciada em forma de visão. Podemos considerar que as profecias do Antigo Testamento tanto podiam anunciar uma ação para o tempo do Antigo Testamento, como podiam falar do período da Igreja ou dos dois.
"para testemunho a todas as nações e a glória do Seu Nome.", quando se fala em testemunho para todas as nações, então consideramos que a profecia em Ezequiel 37 anuncia o tempo da graça, principalmente pelo momento em que entra o Espírito naqueles corpos sem vida.

1 - O PLANO DIVINO INCLUI RESTAURAÇÃO
 
1.1. Ações divinas para restauração.
"Deus revelava o Seu propósito em restaurar o povo de Israel, enquanto anunciava Seu descontentamento com os pecados", em todo tempo o Senhor combate o pecado, mas sempre dá uma palavra de esperança para o povo, uma palavra de restauração. É exatamente isso que é o Evangelho de Cristo.
"Assim, o estudo de Ezequiel 37 é importante que seja realizado dentro deste contexto", dentro desse contexto nós podemos entender que Ezequiel 37 está anunciando uma restauração da nação de Israel e ao mesmo tempo apontando para os salvos em Cristo no tempo da graça. Ou seja, um outro exército que Deus levantaria nos últimos dias.
"trará de volta o povo das nações para a sua terra; purificará das imundícias; dará um coração novo; dará o Seu Espírito", - trazer o povo de volta para a sua terra, aconteceu 70 anos depois do cativeiro em Babilônia;
- dar um coração novo, aconteceu no retorno do povo, pois eles mudaram o comportamento em relação a Deus e à Sua Palavra; 
- dar o Seu Espírito, isso aconteceu após a vinda de Jesus, em que o Espírito foi derramado e deu-se início ao tempo da Igreja. 
 
1.2. Uma visão da situação espiritual.
"agora por intermédio de uma visão de grande impacto: numerosos ossos “sequíssimos”", Deus é quem conhece o interior do ser humano, por mais que este se mostre muito bem fisicamente, Deus sabe a sua condição espiritual. O detalhe "sequíssimos" que é mencionado, aponta que a situação espiritual do povo já vinha se arrastando por muito tempo.
 
1.3. Profeta – instrumento de Deus.
- "inclui o ser humano, não apenas como alvo de Seu amor e graça salvadora, como, também, sendo instrumento do Senhor para levar adiante", ou seja, Deus quer, não apenas salvar, mas também fazer com que aqueles que forem salvos anunciem a experiência da salvação aos demais e assim, o exército de Deus cresce por si mesmo e com a força do Espírito de Deus.
"Podemos imaginar o profeta pensando naquela experiência, considerando que era sacerdote e estava proibido de ter contato com “alguma coisa imunda de cadáver”, de fato havia uma lei acerca da purificação do sacerdote, porém Ezequiel estava fazendo uma tipologia do Senhor Jesus, pois Jesus sendo o Sumo Sacerdote, jamais se contaminaria com algo imundo, ainda que o tocasse, pois Ele ao tocar no que é imundo, o poder que há nele torna o que é imundo em purificado, como aconteceu com a mulher do fluxo de sangue.

2 - O PODER DE DEUS PARA FAZER MAIS DO QUE PENSAMOS

2.1. Há esperança?
- "agora pergunta: “poderão viver estes ossos?” [Ez 37.3].", essa foi a pergunta que Ezequiel não soube responder e somente disse: "Tu o sabes.", provavelmente Ezequiel ainda não estava compreendendo onde o Senhor queria chegar, e Deus mostrou que a Sua obra prossegue, independente do ser humano entender ou não. 
- "como aqueles que têm esperança, porém somente para um futuro distante, como Marta [Jo 11.24].", Marta tinha esperança e fé, mas acreditava que o milagre da ressurreição de que Jesus estava falando seria para o futuro, como o próprio Senhor já ensinara anteriormente. "Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia." João 11:24 
Ela tinha fé na Palavra, mas não nas maravilhas.
"não permitamos que situações que estejam além do controle humano, ou de sua capacidade de compreender, abafem a fé no poder de Deus", nos dias atuais há um ceticismo muito grande entre as pessoas, até mesmo entre os crentes, pois não se acredita que Deus ainda cure as doenças terminais ou ressuscite os mortos. Há situações que abafam a fé dos crentes, devemos lutar contra isso.

2.2. O anúncio da Palavra de Deus.
- "os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão””, essa foi uma profecia para os dias atuais, hoje a Palavra de Deus ao ser anunciada, ela vai carregada com poder, quando anunciamos a mensagem da cruz, muitos são impactados e alguns recebem a Jesus, o mais difícil é manter as pessoas na igreja.
"“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo”, o verbo instar significa "insistir", isso indica que precisamos insistir em pregar a Palavra de Deus. A expressão "fora de tempo", parece querer dizer "sem oportunidade", então devemos criar as oportunidades. 

2.3. Ação do Espírito Santo.
- "terra sem forma e vazia…trevas…abismo”, mas o “Espírito de Deus se movia”, a ação do Espírito Santo é regeneradora e criadora. No relato da criação, parece que a terra ficou sem forma e vazia por alguma razão, pois Deus não cria nada e deixa pela metade, mas a ação do Espírito Santo criou ou recriou o mundo como o conhecemos hoje.
"o Espírito estava em movimento, pronto para proporcionar vida a partir da Palavra", as igrejas hoje não podem perder o mover do Espírito Santo, só ele pode restaurar e animar o coração do povo de Deus.

3- RESULTADOS DA RESTAURAÇÃO

3.1. Um viver como povo de Deus.
...

3.2. Um viver de acordo com a Palavra de Deus.
- "o povo restaurado seria fiel às leis e aos princípios divinos e zeloso em praticar os Seus estatutos", essa profecia se cumpriu após os 70 anos de cativeiro, o povo passou a ser extremamente zeloso em seguir a Palavra de Deus, em obedecer os estatutos, foi nessa ocasião que começaram a surgir as sinagogas e foi nesse período começou a se compilar os livros da Bíblia.
"Por isso a restauração envolvia um novo coração e a habitação do Espírito Santo", Sem o Espírito Santo e a Palavra é impossível a pessoa ser restaurada, é necessário buscar o Espírito de Deus em oração e se encher da Palavra de Deus. Os líderes cristãos devem promover a busca do Espírito e da Palavra em suas igrejas.

3.3. Um viver para a glória de Deus.
"Nosso testemunho perante esta geração passa por sermos “sal da terra” e “luz do mundo” para que o Pai seja glorificado", ser sal e luz, significa que a Igreja precisa fazer a diferença no mundo, infelizmente há igrejas que mais se parecem com instituições seculares do que a Nova de Cristo. As igrejas precisam de uma voz de autoridade profética no nosso país.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão.- Convide os alunos para a próxima aula.
- Corrija o questionário com a classe.
- Ore com a classe.    



Nosso objetivo é ensinar a Palavra
Para ajudar esse ministério de ensino com contribuição de qualquer valor: Chave Pix (Tel) 48 998079439

 
Acesse: Conteúdo Lição 9 / Vídeo Lição 9



___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André
fonte  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com