AULA EM DE 27 FEVEREIRO DE 2022 - LIÇÃO 9
(Revista CPAD)
Tema: As Histórias e as Poesias falam ao Coração
Texto Áureo: Sl 119.107
INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição o Senhor mostrará como esses livros revelam a grandeza de Deus.
- "os livros históricos servem-se da literatura chamada de “narrativa”, esse é um estilo literário usado para narrar fatos, pois é isso que os livros históricos fazem, narram os fatos simplesmente, colocando pouca impressão pessoal dos autores. Podemos observar nos livros históricos, bastante imparcialidade, pois os fatos são revelados sem preservar a imagem de nenhum dos personagens.
- "Os livros poéticos e de sabedoria recorrem ao “texto lírico” com o propósito de despertar sentimentos", esse tipo de texto nos leva à reflexão, puxando o intelecto humano para as questões da vida e da religião.
I – AS HISTÓRIAS DO ANTIGO TESTAMENTO
1. Os livros históricos.
- "12 volumes, que retratam a história de Israel desde a entrada em Canaã", esses livros não somente narram a história de Israel, mas contam o surgimento da nação Israel e narram os feitos dos grandes heróis, líderes e do cuidado do Senhor para com os hebreus, esses volumes geram nos judeus um sentimento de pertencimento e de espírito de luta e soberania divina.
- "Esses relatos demonstram que Deus controla o curso da história (Js 21.45).", os relatos mostram como Deus controla não somente a nação de Israel, mas também as demais.
"E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.", 1 Reis 19:15,16
2. As histórias dos Juízes.
- "Depois de Josué, os juízes governaram Israel até ao profeta Samuel", na verdade não foi bem governos, pois os juízes eram levantados conforme a necessidade da nação, o livro de Juízes serve para mostrar o que acontece quando não há liderança no meio do povo.
- "e cada um andava como queria (Jz 21.25). Por essa razão, a nação entrou em declínio espiritual", o livro de juízes mostra o problema da falta de liderança humana, por isso entendemos que é necessário homens abaixo de Deus para guiar o povo do Senhor. Os pastores são esses líderes que Deus levantou nos dias de hoje.
3. As histórias dos Reis.
- "Davi foi escolhido e recebeu a promessa de um reino que não teria fim", essa promessa aponta para o futuro Reino do Messias, como José era da casa de Davi e na casa dele nasceu o Messias, e em breve o nosso Messias reinará para sempre.
- "Contudo, em 539 a.C., cumprindo sua promessa, Deus restaurou o trono de Davi.", se refere ao período em que o povo de Judá saiu do cativeiro e retornou para a terra Prometida. Convém lembrar que o Reino do Norte não retornou o cativeiro, e assim se perderam as dez tribos.
II – OS LIVROS POÉTICOS (E DE SABEDORIA) DO ANTIGO TESTAMENTO
1. Os livros sapienciais e poéticos.
- "E a poesia expressa sentimentos e pensamentos mediante versos", os livros poéticos de Provérbios e Eclesiastes, não são de mandamentos de Deus, mas sim de conselhos. Esses livros mostram os conselhos para se viver uma vida digna e cheia da presença de Deus. Dessa forma podemos deixar de seguir as orientações de Provérbios e Eclesiastes, mas isso com certeza resultará em consequências ruins.
2. Eclesiastes, Provérbios e Jó.
- "“é tudo vaidade” (Ec 1.2), indicando a efemeridade da vida humana.", Eclesiastes foi escrito por Salomão, um homem que teve de tudo que desejou em sua vida, viveu de forma regalada e por isso se afastou do Senhor, e ao final de sua vida percebeu que toda riqueza que possuía não lhe serviu de nada, e só lhe causou enfado e perda de tempo. Eclesiastes é um livro de conselhos sábios sobre as vaidades da vida e como elas podem nos afastar de Deus.
- "ensinando que observar os princípios divinos nos faz pessoas sábias.", Provérbios apresenta uma série de princípios não somente de cunho religioso, mas de relacionamento com as pessoas e com o Criador. Podem e devem ser praticados no dia a dia.
- "O tema de Jó é o sofrimento (Jó 1.21)", uma mensagem forte no livro de Jó é a soberania e os propósitos do Senhor, o livro de Jó nos leva a entender que o sofrimento não é para nos destruir e que após as lutas podemos chegar a uma maior intimidade com o Senhor e à maturidade espiritual.
3. Salmos e Cantares de Salomão.
- "E ainda fala profeticamente acerca do Messias.", muitas profecias acerca do Messias são mencionadas nos Evangelhos, e é impressionante como os autores colocaram tantas mensagens sobre a vinda e obra do Messias em um compêndio de hinos.
- "O livro de Cantares ilustra o compromisso, a intimidade e o amor que deve existir no casamento.", a mensagem de Cantares também serve como tipologia da relação entre Deus e o Seu povo, pois muitas vezes o Senhor menciona Jerusalém como esposa, e a mesma ilustração pode se aplicar à Igreja como noiva do Cordeiro.
III – UMA MENSAGEM AO CORAÇÃO
1. Uma mensagem de soberania.
...
2. Uma mensagem de sabedoria.
- "Desse modo, todo o conselho prático está subordinado à sabedoria divina", os conselhos práticos mencionados aqui, aprimoram a relação do homem com Deus, com o próximo e consigo mesmo. São orientações que devem ser seguidas nos dias atuais, e são muito bem trabalhadas em livros de auto ajuda no mundo inteiro.
- "No entanto, essas ações não devem ser observadas de forma legalista , elas devem ser o resultado do toque divino no coração humano", significa que elas não podem ser vistas somente como regras, mas cada um deve praticá-las por convicção de que Deus revelou-as a nós. Essa convicção só é possível pelo toque de Deus em nosso coração.
3. Uma mensagem de adoração.
- "Os salmos possuem a peculiaridade de expressar as mais profundas emoções do coração humano", enquanto Provérbios e Eclesiastes abordam a sabedoria e a racionalidade, os Salmos tratam de emoções, suas letras levam as pessoas a refletirem profundamente em certos aspectos da existência humana. E não podem ser classificados como musicoterapia, pois não temos as melodias originais dos hinos.
- "A fim de manter a verdadeira adoração em todas as circunstâncias da vida, o salmista descreveu a conduta por ele adotada", assim como toda a Bíblia, os Salmos também nos conduzem a prática, à mudança de atitude, pois nos mostra o caminha a seguir e nos impulsiona a ele. O primeiro Salmo já trata de atitudes em relação aos relacionamentos de amizade com o mundo. Hoje muitos levitas se preocupam somente em cantar, mas não observam seus comportamentos diante da sociedade.
CONCLUSÃO
- Faça a revisão.- Convide os alunos para a próxima aula.
- Corrija o questionário com a classe.
- Ore com a classe.
fonte https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com