ESCOLA DOMINICAL CPAD SUBSÍDIO - Lição 9/1º Trim 2022

 


AULA EM  DE 27 FEVEREIRO DE 2022 - LIÇÃO 9
(Revista CPAD)

Tema: As Histórias e as Poesias falam ao Coração
Texto Áureo: Sl 119.107

INTRODUÇÃO 
Professor(a), nesta lição o Senhor mostrará como esses livros revelam a grandeza de Deus.
"os livros históricos servem-se da literatura chamada de “narrativa”, esse é um estilo literário usado para narrar fatos, pois é isso que os livros históricos fazem, narram os fatos simplesmente, colocando pouca impressão pessoal dos autores. Podemos observar nos livros históricos, bastante imparcialidade, pois os fatos são revelados sem preservar a imagem de nenhum dos personagens.
"Os livros poéticos e de sabedoria recorrem ao “texto lírico” com o propósito de despertar sentimentos", esse tipo de texto nos leva à reflexão, puxando o intelecto humano para as questões da vida e da religião.
 
I – AS HISTÓRIAS DO ANTIGO TESTAMENTO

1. Os livros históricos.
"12 volumes, que retratam a história de Israel desde a entrada em Canaã", esses livros não somente narram a história de Israel, mas contam o surgimento da nação Israel e narram os feitos dos grandes heróis, líderes e do cuidado do Senhor para com os hebreus, esses volumes geram nos judeus um sentimento de pertencimento e de espírito de luta e soberania divina.
"Esses relatos demonstram que Deus controla o curso da história (Js 21.45).", os relatos mostram como Deus controla não somente a nação de Israel, mas também as demais.
"E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.", 1 Reis 19:15,16
 
2. As histórias dos Juízes.
- "Depois de Josué, os juízes governaram Israel até ao profeta Samuel", na verdade não foi bem governos, pois os juízes eram levantados conforme a necessidade da nação, o livro de Juízes serve para mostrar o que acontece quando não há liderança no meio do povo.
"e cada um andava como queria (Jz 21.25). Por essa razão, a nação entrou em declínio espiritual", o livro de juízes mostra o problema da falta de liderança humana, por isso entendemos que é necessário homens abaixo de Deus para guiar o povo do Senhor. Os pastores são esses líderes que Deus levantou nos dias de hoje.
 
3. As histórias dos Reis.
- "Davi foi escolhido e recebeu a promessa de um reino que não teria fim", essa promessa aponta para o futuro Reino do Messias, como José era da casa de Davi e na casa dele nasceu o Messias, e em breve o nosso Messias reinará para sempre.
- "Contudo, em 539 a.C., cumprindo sua promessa, Deus restaurou o trono de Davi.", se refere ao período em que o povo de Judá saiu do cativeiro e retornou para a terra Prometida. Convém lembrar que o Reino do Norte não retornou o cativeiro, e assim se perderam as dez tribos.

II – OS LIVROS POÉTICOS (E DE SABEDORIA) DO ANTIGO TESTAMENTO

1. Os livros sapienciais e poéticos.
"E a poesia expressa sentimentos e pensamentos mediante versos", os livros poéticos de Provérbios e Eclesiastes, não são de mandamentos de Deus, mas sim de conselhos. Esses livros mostram os conselhos para se viver uma vida digna e cheia da presença de Deus. Dessa forma podemos deixar de seguir as orientações de Provérbios e Eclesiastes, mas isso com certeza resultará em consequências ruins.

2. Eclesiastes, Provérbios e Jó.
- "“é tudo vaidade” (Ec 1.2), indicando a efemeridade da vida humana.", Eclesiastes foi escrito por Salomão, um homem que teve de tudo que desejou em sua vida, viveu de forma regalada e por isso se afastou do Senhor, e ao final de sua vida percebeu que toda riqueza que possuía não lhe serviu de nada, e só lhe causou enfado e perda de tempo. Eclesiastes é um livro de conselhos sábios sobre as vaidades da vida e como elas podem nos afastar de Deus.
"ensinando que observar os princípios divinos nos faz pessoas sábias.", Provérbios apresenta uma série de princípios não somente de cunho religioso, mas de relacionamento com as pessoas e com o Criador. Podem e devem ser praticados no dia a dia.
"O tema de Jó é o sofrimento (Jó 1.21)", uma mensagem forte no livro de Jó é a soberania e os propósitos do Senhor, o livro de Jó nos leva a entender que o sofrimento não é para nos destruir e que após as lutas podemos chegar a uma maior intimidade com o Senhor e à maturidade espiritual.

3. Salmos e Cantares de Salomão.
- "E ainda fala profeticamente acerca do Messias.", muitas profecias acerca do Messias são mencionadas nos Evangelhos, e é impressionante como os autores colocaram tantas mensagens sobre a vinda e obra do Messias em um compêndio de hinos.
"O livro de Cantares ilustra o compromisso, a intimidade e o amor que deve existir no casamento.", a mensagem de Cantares também serve como tipologia da relação entre Deus e o Seu povo, pois muitas vezes o Senhor menciona Jerusalém como esposa, e a mesma ilustração pode se aplicar à Igreja como noiva do Cordeiro.

III – UMA MENSAGEM AO CORAÇÃO

1. Uma mensagem de soberania.
...

2. Uma mensagem de sabedoria.
- "Desse modo, todo o conselho prático está subordinado à sabedoria divina", os conselhos práticos mencionados aqui, aprimoram a relação do homem com Deus, com o próximo e consigo mesmo. São orientações que devem ser seguidas nos dias atuais, e são muito bem trabalhadas em livros de auto ajuda no mundo inteiro.
"No entanto, essas ações não devem ser observadas de forma legalista , elas devem ser o resultado do toque divino no coração humano", significa que elas não podem ser vistas somente como regras, mas cada um deve praticá-las por convicção de que Deus revelou-as a nós. Essa convicção só é possível pelo toque de Deus em nosso coração.

3. Uma mensagem de adoração.
- "Os salmos possuem a peculiaridade de expressar as mais profundas emoções do coração humano", enquanto Provérbios e Eclesiastes abordam a sabedoria e a racionalidade, os Salmos tratam de emoções, suas letras levam as pessoas a refletirem profundamente em certos aspectos da existência humana. E não podem ser classificados como musicoterapia, pois não temos as melodias originais dos hinos.
"A fim de manter a verdadeira adoração em todas as circunstâncias da vida, o salmista descreveu a conduta por ele adotada", assim como toda a Bíblia, os Salmos também nos conduzem a prática, à mudança de atitude, pois nos mostra o caminha a seguir e nos impulsiona a ele. O primeiro Salmo já trata de atitudes em relação aos relacionamentos de amizade com o mundo. Hoje muitos levitas se preocupam somente em cantar, mas não observam seus comportamentos diante da sociedade.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão.- Convide os alunos para a próxima aula.
- Corrija o questionário com a classe.
- Ore com a classe.
fonte  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com