Quando Davi voltou à cidade Ziclague, ele percebeu que os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague e haviam incendiado a cidade. Eles levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. Levaram, inclusive, as duas mulheres de Davi. Os homens falavam em apedrejar Davi e ele ficou angustiado.
Mas o que ele fez na angústia? Ele se fortaleceu em Deus. Ele pediu ao sacerdote Abiatar que trouxesse o colete sacerdotal. Abiatar o trouxe a Davi, e este perguntou ao Senhor: “Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los?”. E o Senhor respondeu: “Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros” (1 Samuel 30:8).
Então Davi e quatrocentos homens atravessaram o ribeiro de Besor. No campo, encontraram um egípcio que havia participado da destruição de Ziclague. Ele havia sido abandonado pelo seu senhor há três dias porque adoecera. Como estava faminto, eles o alimentaram e Davi prometeu não o matar nem o entregar nas mãos de seu senhor, se este, em troca, o levasse até o bando de invasores. Ele o levou e quando chegaram lá, encontraram os invasores espalhados pela região, comendo, bebendo e festejando os muitos bens que haviam tomado da terra dos filisteus e de Judá. Davi e seu exército os atacaram no dia seguinte, desde o amanhecer até à tarde, e nenhum deles escapou, com a exceção de quatrocentos jovens que montaram em camelos e fugiram. Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. “Nada faltou; nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo” (1 Samuel 30:19).
Com isso, aprendemos que mesmo nos momentos mais angustiantes devemos permanecer firmes na fé em Deus. Devemos buscá-lo e nos fortalecer nEle. O Senhor nos ama e promete vir em nosso auxílio. Ele é o único que pode mudar nossa situação, assim como fez a Davi e a seus companheiros. Se o rei Davi tivesse se deixado paralisar pela angústia e tivesse perdido a fé, ele não teria recuperado nada do que havia perdido. Mas ele tomou a decisão mais sensata: submeteu-se a Deus. O resultado? Tudo terminou bem. Imitemos o seu exemplo!
fonte https://defendendoafecrista.wordpress.com