Preocupações excessivas

 

pensamento

“Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:34)

Preocupar-se demais com o que ainda não aconteceu é perda de tempo… e de qualidade de vida! O psiquiatra Augusto Cury afirmou: “O pensamento antecipatório é outro grande ladrão da qualidade de vida. Geralmente, quem tem a SPA [Síndrome do Pensamento Acelerado] ‘faz o velório’ antes do tempo. Os problemas ainda não aconteceram, mas a pessoa sofre antecipadamente. Provavelmente, mais de 90% dos nossos pensamentos antecipatórios não se tornarão reais. Sofremos inutilmente” (CURY, Augusto. Controle o estresse: saiba como encontrar equilibro. Gold Editora, 2014, p. 45).

As nossas preocupações geralmente podem ser agrupadas em uma das categorias seguintes: Coisas que não podemos mudar e coisas que podemos mudar. Ora, se algo está fora do nosso controle, por que perdermos tempo nos preocupando com isso? E se podemos mudar algo, devemos trabalhar para isso, em vez de ficar só pensando nos problemas.

É bastante plausível que as pessoas se preocupem demais porque a preocupação é mais fácil que a ação. Mas em Lucas 14:28-32, Jesus falou sobre o planejamento usando um construtor e um rei como exemplos. Ele nos ordenou a estarmos sempre atentos ao que está acontecendo ao nosso redor e tomarmos as providências necessárias para lidar com qualquer empreendimento. E embora seja verdade que não devemos nos preocupar além do necessário, nós devemos nos planejar para enfrentar os problemas reais.

Quando Jesus tinha algum problema, não o ignorava ou fugia, mas também não ficava se preocupando à toa. Ele se preparava para enfrentá-lo. Quando viu que se aproximava a hora de ser traído, julgado e condenado, açoitado e cruelmente assassinado, Jesus orou e seguiu em frente (cf. João 17-19). E nós devemos imitar o exemplo do Mestre. O apóstolo Paulo disse:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7)

Se você anda se preocupando com muitas coisas, você provavelmente está negligenciando a oração e o estudo da Bíblia. Jesus repreendeu Marta por ela estar preocupada com muitas coisas em vez de fazer como Maria, que optou por sentar-se aos Seus pés e ouvi-lo pregar: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lucas 10:41-42).

E você, vai escolher a boa parte?

“Portanto, não se preocupem… Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça…” (Mateus 6:31,33)


fonte   https://defendendoafecrista.wordpress.com