Sofrimento e Propósito

 

lei

“Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.” (Tiago 5:11)

Quando passamos por dificuldades é comum nos questionarmos sobre a razão pela qual Deus permite os problemas em nossas vidas. Infelizmente, muitas pessoas chegam ao extremo de culpar a Deus ou negar Sua bondade ou até a Sua existência quando passam por situações difíceis. Mas, como servos fiéis do Senhor, devemos sempre nos sujeitar à Sua soberania e proteção, mesmo quando não encontramos respostas para as nossas angústias.

Nas páginas do Antigo Testamento, encontramos um exemplo de vida: Jó. Ele era um homem temente a Deus (Jó 1:1, 8) e possuía muitos bens e numerosos filhos e servos. Certo dia, porém, Satanás pediu permissão a Deus para causar transtornos a Jó. Deus permitiu. E Jó perdeu tudo: Todos os bens, todos os filhos e servos e, por fim, até a saúde física. Ele culpou a Deus? Não. Ele adorou a Deus (v. 20) e disse: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor” (v. 21). Em seguida, a Bíblia diz: “Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (v. 22).

Apesar de não entender a razão do seu sofrimento, Jó se manteve fiel diante do Criador. Os amigos de Jó pensaram que Deus o estava punindo por pecados não confessados, mas não era esse o caso (22:5-11). E Jó acabou questionando a Deus. No final do livro, Deus se apresentou, dizendo que Ele é o único Soberano e Onisciente Deus Criador, e Jó é apenas um homem. Jó, então, pediu perdão a Deus por tê-lo ofendido com palavras obscuras (42:1-6). Deus aceitou o humilde serviço de Jó, e mandou que os amigos dele pedissem a intercessão deste homem justo para procurarem perdão por suas palavras erradas (42:7-9).

Por fim, Jó proclamou: “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram” (Jó 42:5). Assim, no final do livro, vemos que Deus tinha um propósito para permitir o sofrimento que Ele permitiu na vida de Jó. Não estou dizendo que Deus envia sofrimentos para as nossas vidas para nos dar uma lição, mas sim que Ele pode nos dar uma lição por meio do sofrimento que Satanás nos causa. Em outras palavras, podemos aprender no sofrimento e glorificar a Deus. Ao passar por angústias, Jó conheceu a Deus verdadeiramente, e foi mais feliz do que antes (Jó 42:10-17), pois continuava fiel a Deus, mas, desta vez, conhecendo a Deus verdadeiramente, e não só de ouvir falar Dele. Também nós podemos usar o sofrimento para nos aproximarmos de Deus, em vez de, revoltados, nos afastarmos Dele.

Séculos depois, Deus mencionou Jó como um dos três exemplos de homens que se mostraram retos e justos em situações difíceis (Ezequiel 14:12-20). Muito tempo se passou desde a profecia de Ezequiel até hoje, e Jó continua sendo um excelente exemplo de integridade. E você, vai seguir esse exemplo ou vai se revoltar contra Deus no sofrimento?


fonte  https://defendendoafecrista.wordpress.com