ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 11/1º Trim 2022

 



O PROBLEMA DOS EMBARAÇOS DA VIDA
_13__/ _03__/ 2022___


TEXTO DE REFERÊNCIA: 2Tm 2.1-7

VERSÍCULO DO DIA
"Ninguém que milita se embaraça com os negócios desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra". 2Tm 2.4

OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Conceituar a expressão embaraço;
- Enumerar os tipos de embaraços;
- Elucidar que, em Cristo, vencemos os obstáculos da vida.

VERDADE APLICADA
Somente olhando para Jesus nos livraremos dos pesos extras.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos a Deus, para que nos ajude a nos desvencilhar de tudo aquilo que nos impede de avançar.

LEITURA SEMANAL
Seg Hb 12.2

Precisamos olhar para o Autor da nossa fé.
Ter Sl 25.15
Ele livrará nossos pés da rede.
Oua Ef 6.10
Fortalecendo-se no Senhor.
Qui Sl 91.3-7
Ele livrará do laço do passarinheiro.
Sex Pv 28.13
O pecado não confessado trava a prosperidade.
Sab Is 59.2
O pecado atrapalha o relacionamento com Deus.

INTRODUÇÃO
Ao longo da jornada de vida cristã, inevitavelmente serão travadas batalhas contra inimigos visíveis e invisíveis. Por isso é necessário vigilância e discernimento para que vençamos as astutas ciladas do diabo.

Ponto-Chave
"A atenção do cristão deve ser constante".

1 - TOMANDO CUIDADO COM OS EMBARAÇOS
A expressão "embaraços (do grego, empleko), segundo Vine, pode ser definida como: estar envolvido, emaranhado em alguma coisa, enredado, envolvido. Portanto o verdadeiro soldado de Cristo deve tomar cuidado para não estar amarrado a coisas que não são essenciais e que podem atrapalhar o embate cristão.

1.1. Fugindo dos desejos da mocidade
Timóteo, foi alertado pelo Apóstolo Paulo a fugir dos desejos da mocidade (2Tm 2.22). A expressão "desejos da mocidade" diz respeito aos aspectos lícitos e ilícitos. Em nossa lida espiritual, é preciso tomar cuidado com a sexualidade, pois, caso contrário, ela nos destruirá e ainda causará escândalo ao Evangelho de Cristo. Somente nos fortificando em Cristo Jesus é que seremos capazes de vencer o mundo com suas paixões e concupiscências.
A Bíblia nos recomenda a andar em espirito e a não satisfazer as concupiscências da carne (Gl 5.16).

1.2. Tendo disciplina de um soldado
O soldado é treinado para servir, defender e lutar por ideais de uma pátria. O treinamento prepara o corpo a fim de torná-lo resistente a algumas condições adversas. Como soldado de Cristo, devemos ser disciplinados ao treinamento diário de uma vida de oração e leitura da Palavra de Deus. Paulo, em outro texto, orienta que precisamos nos revestir de toda a armadura de Deus e também ficar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6.10-11). Se o soldado de Cristo for negligente em seu treinamento, será presa fácil do inimigo de sua alma.

Refletindo
O ministro de Deus deve se policiar para que sua vida não seja motivo de escândalos nem de falatórios" Pr. Agenor Dutra

2 - OS DIVERSOS TIPOS DE EMBARAÇOS
O escritor da Carta as Hebreus nos exorta a deixar todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia, correndo com paciência a carreira que nos é proposta (Hb 12.1). O soldado de Cristo não pode permitir que as distrações desta vida lhe roubem o objetivo.

2.1. Os embaraços da área financeira
O cristão precisa tomar cuidado com a questão financeira. A sociedade, que é consumista e materialista, influencia a todos, a ponto de nos tornar dominados muitas vezes, e levados pelo desejo de possuir mesmo sem necessidade. Paulo ensina a Timóteo que ele deve fugir do amor ao dinheiro e da tentação das riquezas (1Tm 6.6-11). Infelizmente, há cristãos dominados pela ganância e pela cobiça; seduzidos e emaranhados por Mamon (deus do dinheiro). O dinheiro pode ser uma bênção de Deus, mas, se não for bem administrado, poderá nos destruir.

2.2. Os embaraços na área sexual
Os escândalos sexuais têm se tornado uma triste realidade nas igrejas, e acontecem tanto na vida de líderes como na de membros. O adultério, a fornicação e a pornografia têm arruinado famílias e ministérios. O verdadeiro atleta de Cristo não recebe o prêmio se não andar segundo as regras (2Tm 2.5). Pecados de cunho sexual precisam ser combatidos, pois podem nos levar à condenação eterna. Não é à toa que a recomendação paulina é "fugir dos desejos da mocidade" Precisamos vigiar, orar, conhecer a Palavra e manter os olhos fixos em Cristo (Sl 25.15), pois somente assim os desejos da carne não prevalecerão sobre nós.

3 - FORTIFICANDO-NOS EM CRISTO JESUS
Em nossa trajetória cristã, temos um General que nos conduz à disciplina e à vitória. Somente mantendo nossa comunhão com Cristo é que seremos capazes de vencer o diabo, a nossa carne e a sedução do mundo.

3.1. Agradando a quem nos alistou para a batalha
O texto da segunda missiva a Timóteo deixa nítido que o nosso objetivo e renunciar e lutar com todo o empenho e vigor, para agradar aquele que nos alistou para a batalha. Deus nos chamou e investiu tempo em nosso treinamento, pois sabe do nosso potencial; portanto, como retribuição, vivamos uma vida de renúncia; objetivando mostrar que valeu a pena a nossa escolha. A Bíblia deixa claro que foi o Senhor quem nos escolheu e nos nomeou para frutificar (Jo 15.16).  Um soldado é treinado para lutar por um ideal, assim como o atleta, que submete seu corpo a um treinamento para representar seu time e seu pais. Em nossa luta, representamos o Reino de Deus.

3.2. Olhando para o alvo
Paulo disse que seu alvo era Cristo (Fp 3.14). O escritor aos Hebreus diz que, em nossa carreira, necessitamos olhar para Jesus, que é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.1-2). Se não tivermos um foco na vida, ficaremos a deriva e as apalpadelas. Nosso foco deve ser Cristo e não podemos permitir que distrações da visão periférica roubem nossa atenção e consumam a nossa energia. Estamos numa corrida, portanto, não podemos diminuir a passada e muito menos parar. Na caminhada da fé, vencedor não é quem chega primeiro; o vencedor é quem consegue romper com a fita na linha de chegada.

SUBSIDIO PARA O EDUCADOR
Subsidio Teológico
No texto de 1ª Coríntios 9.24-27, vemos algumas lições acerca dos atletas e de sua disciplina. A expressão "atleta", oriunda do grego, nos dá a ideia de "competir por um prêmio", sendo assim, o atleta tem como objetivo uma coroa (stephanos - grego), que era feita de ramos de louros. Este objetivo o levava a ter uma vida de intenso treinamento, autodisciplina e foco. Ao usar esta metáfora do atleta, o apóstolo Paulo diz que o atleta terreno vai até o limite do seu corpo para receber uma coroa que, dias depois, estará seca (corruptível); diante disso, somos exortados ter um empenho ainda maior, pois nossa herança é incorruptível. Nós, como atletas da causa do Evangelho, necessitamos de auto disciplina no que tange ao serviço cristão e espiritual. Os cristãos do primeiro século da era cristã se tornaram mártires do Evangelho, lutando contra a força do Império e resistindo as perseguições para alcançar a coroa incorruptível, reservada aos vencedores.

CONCLUSÃO
Na corrida da fé, só seremos vitoriosos se tivermos disciplina à luz das Escrituras, treinamento por intermédio do Espírito Santo e persistência em Deus.

Complementando
Existem histórias de corredores que levam seu corpo a completa exaustão. Mesmo tendo tudo para desistir, eles não desistem, pois o desejo de vitória é maior que a dor que estão sentindo.

Eu ensinei que:
Se não nos fortificarmos em Deus, não teremos a mínima chance de ser vitoriosos na corrida celestial.

Fonte: Revista Betel Conectar