ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Lição 11 / Revista nº 65

 



__/___/____

Lições Bíblicas nº 65

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

2 Crônicas 7.11-115
11- Assim, Salomão acabou a Casa do Senhor e a casa do rei; e tudo quanto Salomão intentou fazer na Casa do Senhor e na sua casa, prosperamente o efetuou.
12- E o Senhor apareceu de noite a Salomão e disse-lhe: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
13- Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviara peste entre o meu povo;
14- e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
15- Agora, estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.

TEXTO ÁUREO
Orai sem cessar.
1 Tessalonicenses 5.17

SUBSIDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO

2ª feira - Mateus 21.13
Deus criou uma casa para oração
3ª feira Romanos 8.26,27
O Espírito Santo ajuda as nossas orações
4ª feira- Apocalipse 5.8
As orações são guardadas
5ª feira - Efésios 6.18
A oração deve ser contínua
6ª feira Salmo 34.4
O Senhor responde ao que o busca
Sábado - Tiago 5.16
A oração pode muito em seus efeitos

COMENTÁRIO
Palavra introdutória
Orar é falar com Deus. Partindo desse pressuposto, fica estabelecido que falar com o Divino é a primeira ação humana empreendida no sentido de estabelecer um relacionamento direto com Ele. Não há relacionamento sem fala; assim, quem se relaciona com o Eterno, ora.

1. O QUE A ORAÇÃO É
Vejamos nos subtópicos seguintes aquilo que a oração é na vida do crente.
_______________________________
Estar aos pés de Jesus é sempre a melhor parte.
_______________________________

1.1. A oração é um privilégio
Qual não seria a sua emoção se essa pessoa importante visitasse a sua casa? Foi o que aconteceu quando Jesus entrou na casa das irmãs Marta e Maria. Maria tirou o máximo proveito daquela honrada visita, enquanto Marta mostrava-se ocupada com a limpeza da casa, uma atividade secundária para aquele momento. Maria entendeu a importância da ocasião: ela prostrou-se aos pés de Jesus e ouviu a Sua palavra (Lc 10.38,39).

1.2. A oração é uma busca valiosa
Todos nós deveríamos parar para pensar na importância que há em falarmos com o Criador do universo, sabendo que Ele nos ouve e responde às nossas orações! Quanto conforto isso traz ao nosso coração (Sl 27.8; Is 55.6).

1.3. A oração é uma busca recompensadora
Não há melhor forma de relacionar-se com Deus do que pela oração. O Senhor disse a Jeremias: Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes (Jr 33.3). Que maravilha: além de responder ao pedido do profeta, o Senhor ainda lhe anunciaria uma novidade. O que pode ser mais interessante do que isso?

1.4. A oração é uma busca da glória de Deus
Em 2 Coríntios 3.18, Paulo faz alusão a Moisés, quando, depois de passar um tempo na presença de Deus no monte Sinai, o seu rosto brilhava. O povo tinha receio de aproximar-se dele, devido ao brilho da glória de Deus, que refletia nele a ponto de Moisés precisar usar um véu para cobrir o rosto, e isso durou um tempo (Ex 34.30,35).
Quando oramos, o Senhor leva-nos ao lugar santíssimo, onde Ele está assentado no Seu trono de glória (Hb 4.16; 10.19-22).

2. A ORAÇÃO REQUER DISCIPLINA
Devemos, intransigentemente, incluir no nosso cotidiano um tempo para a oração e fazer disso um hábito. Orar é diferente de conversar com uma pessoa que interage, seja pessoalmente ou por telefone. Na oração, colocamos para fora tudo o que está no nosso coração. Às vezes, temos muito assunto, outras vezes, nem tanto, mas o costume de orar leva-nos a aumentar, cada vez mais, a nossa lista de assuntos para com Deus.

2.1. Não se deve ter pressa na oração
Para se relacionar com Deus, é preciso orar, e a melhor forma de se estabelecer esse relacionamento é adquirindo o hábito da oração diária, no mesmo horário. É importante fixar um tempo de devoção e ali permanecer. Observemos os exemplos de Pedro, João e Daniel.

2.1.1. Pedro e João tinham hora certa para orar
Pedro e João tinham hora marcada para as suas orações diárias; ambos oravam no templo às três horas da tarde (At 3.1). O texto não diz que eles subiram naquele dia, mas que subiam. O verbo está no pretérito imperfeito, indicando algo habitual.

2.1.2. Daniel orava muito
Daniel tinha disciplina para orar; ele orava três vezes ao dia. Daniel não entrou em oração apenas diante de uma situação diplomática que envolvia sua nação (Dn 6.10); ele fez como costumava fazer todos os dias.

3. A ORAÇÃO LEVA-NOS AO CORAÇÃO DE DEUS

3.1. Como o Senhor fala com os profetas?
Deus tem prazer em manter diálogo com os homens (Gn 3.8), mas Ele somente faz isso com quem anda em Espírito. Há homens cujo nível de confidencialidade com o Senhor é tamanho, que Ele abre o Seu coração para lhes revelar os Seus intentos (Am 3.7).

3.2. Como Deus relacionou-se com Abraão?
O Senhor decidiu exterminar as cidades de Sodoma e Gomorra por causa da sua abominação. Mas, em Sodoma morava Ló, o sobrinho de Abraão. Antes que os anjos enviados do céu executassem o juízo contra aquelas cidades, eles passaram na casa de Abraão para lhe comunicar a que vieram (Gn 18.17,18).

3.3. O respeito de Deus para com Daniel
Daniel tinha disciplina para orar. Ao final de setenta anos de cativeiro, ele entendeu que o tempo do castigo divino contra o seu povo havia chegado ao fim. Daniel, então, buscou a Deus (Dn 9.3). No verso 12, de Daniel 10, o Senhor diz ao profeta: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

3.4. Até onde podemos ir no nosso relacionamento com Deus?
Há uma revelação das coisas ocultas para os nascidos de Deus; das vitórias preparadas pelo Senhor para aqueles que o amam. São realidades que o olho não viu, o ouvido não ouviu e nem mesmo subiram ao coração do homem (1 Co 2.9,10).

CONCLUSÃO
A Bíblia conta histórias maravilhosas de pessoas que se relacionaram com Deus pela oração. Tais pessoas desfrutaram de grande intimidade com o Senhor, realizaram grandes feitos, presenciaram milagres e obtiveram revelações secretas do Altíssimo, porque, pela oração, tornaram-se intimas dele.
Isso não mudou; ainda hoje, Ele quer relacionar-se intimamente conosco, e o meio continua sendo a oração!

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Qual a melhor forma de se relacionar com Deus?

Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 65 - Central Gospel
fonte https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com