ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Lição 12 / Revista nº 65



__/___/____

Lições Bíblicas nº 65

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

1 Crônicas 16.23-29
23 - Cantai ao Senhor em toda a terra; anunciai de dia em dia a sua salvação.
24- Contai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.
25- Porque grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado, e mais tremendo é do que todos os deuses.
26- Porque todos os deuses das nações são vaidades; porém o Senhor fez os céus.
27- Majestade e esplendor há diante dele, força e alegria, no seu lugar.
28- Dai ao Senhor, ó famílias das nações, dai ao Senhor glória e força.
29- Dai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade.

TEXTO AUREO
Deus é Espirito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4.24

SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DIÁRIO
2ª feira Marcos 5.22
A adoração precede ao pedido
3ª feira 1 Coríntios 10.31
Fomos feitos para a adoração
4ª feira Mateus 4.9
Satanás quis negociar a adoração para si
5ª feira - Apocalipse 22.8,9
Somente o Senhor é digno de adoração
6ª feira - Salmo 103.1
Autoconvocação à adoração
Sábado - Salmo 19.14
A esperança do adorador

COMENTÁRIO

Palavra introdutória
A adoração, no texto bíblico, tem um sentido muito amplo, mas a ideia central, tanto no Antigo como no Novo Testamentos, é a de serviço.
Os serviços religiosos realizados no Tabernáculo e, mais tarde, no templo do Senhor, tanto na celebração do culto quanto na limpeza, eram chamados de adoração. Mas, devido ao fato de que os termos expressam mais do que um simples serviço porque incluem reverência e respeito - nota-se que, nas Escrituras, a adoração a Deus implica atos que estabelecem a diferença entre o agente superior e o agente inferior: o Senhor e o servo.
Os serviços prestados por um escravo ou serviçal ao seu senhor eram sempre feitos com temor reverente. O servo devia prostrar-se diante do seu senhor, ou ajoelhar-se perante ele. A genuflexão era comum no Antigo Testamento (Êx 34.8; 1 Rs 8.54; Gn 17.3); todavia, também encontramos no Novo Testamento situações em que pessoas, antes de receberem ou suplicarem algo do Senhor Jesus, adoravam-no, certamente genuflexas (Mc 5.22; 7.25; Lc 5.8; 17.16).

1. A ADORAÇÃO EXALTA A GRANDEZA DE DEUS E REVELA A NOSSA PEQUENEZ
Enquanto a oração estabelece um vínculo de comunicação direta com Deus, a adoração reconhece a Sua grandeza. A comunicação, pela oração, abre caminho para a intimidade; a adoração impõe o limite do respeito à majestade de Deus.

1.1. Contenda no céu por causa da adoração
Houve contenda no céu por causa de adoração. Lúcifer desejou desviar para si a adoração que era dirigida a Deus (Is 14.12). Como isso era algo inaceitável, pois somente Deus é digno de ser adorado, o portador de luz foi expulso do céu e, com ele, a terça parte dos anjos por ele aliciados (Ap 12.4).

1.2. Contendas na terra por causa da adoração
O primeiro homicídio no mundo ocorreu por causa de adoração. Diz o Livro dos Começos que Caim e Abel levaram suas ofertas a Deus: a de Abel foi aceita; a de Caim, não. Irado com isso, Caim matou seu irmão Abel (Gn 4.3-8).

1.3. Tentativa de prestar adoração a homens
Paulo e Barnabé foram alvos de adoração em Listra e Derbe, depois de terem ordenado a um paralitico que andasse, e ele andou. Impressionados com o milagre, os moradores da cidade começaram a adorá-los, pensando que fossem a manifestação dos deuses olímpicos, Júpiter e Mercúrio (At 14.12,13), venerados por eles. Por se recusarem a aceitar adoração e, incitados por judeus que chegaram à cidade, apedrejaram Paulo a ponto de ele ser tirado da cidade quase sem vida (At 14.19).

1.4. Tentativa de adoração a anjos
A igreja de Colossos, por influência dos gnósticos, começou, equivocadamente, a oferecer culto de adoração aos anjos (Cl 2.18). Paulo repreendeu-a por isso, pois a adoração é devida somente a Deus.
Na revelação do Apocalipse, quando João prostrou-se para adorar o anjo que falava com ele, o anjo pediu que João se levantasse imediatamente, porque ninguém deve receber adoração, senão o Altíssimo (Ap 22.8,9).

2. A ADORAÇÃO ÉO MELHOR CAMINHO PARA CONQUISTAR O CORAÇAO DE DEUS
Davi é conhecido na Bíblia como o homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14; At 13.22). Mas, por que esse destaque foi dado a um homem só? Talvez seja possível afirmar que isto se deva ao fato de ele ter sido um verdadeiro adorador.

2.1. Não há, na história bíblica, alguém como Davi
Desde a mais tenra infância, o jovem pastor tangia a sua harpa e entoava lindos versos de louvor a Deus. Davi tinha prazer em adorar ao Senhor (Sl 103.1); mas ele não o fazia apenas tocando, cantando e entoando salmos de gratidão ao Altíssimo.
Davi o exaltava como Criador, admirando-o pelas obras das Suas mãos. O homem segundo o coração de Deus prestava-Lhe adoração pelo reconhecimento da Sua excelsa glória, bondade, santidade e pelas vitórias alcançadas nas guerras que enfrentava.
_______________________
O livro dos Salmos é a junção de cinco livros, os quais serviam de hinário nos cultos do Antigo Testamento. Seus autores são: Davi, Salomão, Asafe, Hemä, Hetä, Moisés e outros; mas o principal deles é Davi, pois compôs mais Salmos do que qualquer outro autor.
_______________________

2.2. Davi era amigo de Deus
O relacionamento entre Deus e Davi era de amizade. O prazer que Davi tinha em adorar ao Senhor deu-
lhe privilégios extraordinários.
  • O Senhor disse certa vez a Davi: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo de Israel (1 Cr 17.7).
  • Ainda menino, Davi derrotou Golias, o chefe do exército filisteu, quando esse afrontava o exército do Deus vivo (1 Sm 17.32-19).
  • Davi, antes mesmo de ser rei, formou um exército com centenas de homens para atender aos interesses da nação (1 Sm 22.2; 1 Cr 12.22).
3. O QUE INCLUI A ADORAÇÃO A DEUS

3.1. Adoração inclui o louvor
Louvar é homenagear, exaltar, enaltecer. E isso que fazemos quando louvamos a Deus. O louvor é um tributo de reconhecimento a alguém por algum feito especial. Diante do Altíssimo, temos muito o que louvar. A Palavra de Deus convoca todos os seres da Terra a louvarem-no: Louvai ao Senhor, todas as nações; louvai-o todos os povos (Sl 117.1).
Nós louvamos a Deus, principalmente por meio dos cânticos.

3.2. Adoração inclui a meditação
Meditar é pensar, refletir, contemplar, ponderar. De modo geral, estamos sempre apressados, correndo atrás de alguma coisa e pouco paramos para meditar. Na contramão da exortação de Tiago, estamos prontos para falar, mas somos tardios para ouvir (Tg 1.19). A Palavra de Deus, no entanto, chama-nos à aquietação (S1 46.10); ela nos exorta a silenciar (Hc 2.20).

3.3. Adoração inclui o temor
Há dois tipos de temores: o prejudicial e o benéfico. O temor benéfico é aquele que devemos ter em relação a Deus, porque esse temor consiste no ódio ao mal (Pv 8.13a). Todos os crentes deveriam pedir a Deus por esse temor a Ele (Sl 86.11). A falta de temor a Deus alimenta um cristianismo permissivo, sem critério e sem limites. Somente o temor a Deus pode nos manter dentro dos limites do sagrado e afastar-nos do profano.
______________________________
O templo de Deus está no céu (Sl 11.4), lugar já acessado por nós (Hb 12.22,23). Meditar nisso é prestar a Deus uma adoração silenciosa (Cl 3.2).
_______________________________

3.4. Adoração inclui a santificação
Por que se fala tanto em santificação no Corpo de Cristo? Porque Deus é santo, e quando Ele nos salvou, comunicou-nos também o atributo da santidade (1 Pe 1.16).
A santificação é um processo de consagração a Deus, rumo ao seu derradeiro estágio, que e a perfeição, a qual atingiremos na glória celestial, visto que as nossas limitações humanas nos impedem de alcançá-la neste mundo (1 Jo 1.8).
Em última instância, significa dizer que a santificação consiste na transformação moral do salvo, conforme a imagem de Cristo (2 Co 3.18), tornando-o participante das virtudes morais de Deus (GI 5.22,23).

3.5. Adoração inclui a comunhão
Do ponto de vista etimológico, a comunhão implica tornar comum os bens pessoais (At 2.42); mas a força deste termo, nas Escrituras, implica relacionamento intimo de cumplicidade e amor (1 Jo 1.3,6,7).

3.6. Adoração inclui a oferta
O culto de adoração a Deus, oferecido pelo povo da antiga aliança, era marcado por ofertas: havia oferta de animais para serem sacrificados ao Senhor; oferta de manjares e das primícias da terra; ofertas feitas por meio de recursos materiais, dentre outras.
Já na nova aliança, Paulo enxerga as ofertas como sacrifício de cheiro suave, agradável e aprazível ao Senhor (Fp 4.18).

CONCLUSÃO
Para relacionar-se com Deus, é preciso ser um verdadeiro adorador, pois o Pai procura os tais (Jo 4.23). Parece não haver na Bíblia um termo que melhor expresse a devoção a Deus, com todas as implicações aqui elencadas, do que adoração.
Que em Sua procura por verdadeiros adoradores, o Senhor nos encontre (2 Cr 16.9)!

ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. O que significa o termo aleluia?

Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 65 - Central Gospel


Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 48 998079439 (Claro e Whatsapp)

Para fazer doações a essa obra: Clique aqui!
fonte  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com