Lição 10 – A Fuga de Jonas após encontro com Deus

 LEITURA BÍBLICA

JONAS 1–4

MEMÓRIA EM AÇÃO
“Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente.” (Isaías 55.7b).

OBJETIVO
Que o aluno compreenda que Deus ama até mesmo as pessoas que estão no erro, e nos envia para levar a sua Palavra a elas.

PONTO CENTRAL
Deus é bom até mesmo com aqueles que ainda não o conhecem.

Querido (a) professor (a), em nossa próxima aula, podemos aproveitar a história do encontro de Jonas com Deus e a sua inicial fuga frente à missão recebida, para explicar sobre as responsabilidades que temos de fazer algumas coisas, mesmo quando não estamos com vontade.

Proponha uma conversa, em um círculo de confiança. E pergunte aos seus primários se eles têm dificuldade para obedecer ou realizar alguma tarefa específica, seja em casa, na escola… Esteja bastante atento às respostas, inclusive para observar se há algo de errado sendo imposto às crianças, que pode requerer medidas extraclasses.

Lembre-se que lidamos com inúmeros cenários e muitos pequeninos pedem ajuda sobre algo errado a professores, por temerem a reação dos pais. Vejam que papel importante você representa. Sempre ore, clamando ao Senhor que use a sua vida como resposta da oração das crianças. E disponibilize-se ao que o Espírito Santo deseja operar através de você em prol desses pequeninos.

Durante o bate-papo, cite alguns exemplos de tarefas que eles podem tentar evitar as vezes, de acordo com a realidade que você percebeu ser importante trabalhar com os seus alunos: acordar cedo; ir à igreja; ir à escola; fazer o dever de casa; parar a brincadeira para ir almoçar; ajudar aos pais nas tarefas de casa etc. Explique que às vezes podemos estar cansados ou indispostos para obedecer alguma ordem, mas ao obedecermos, percebemos que vale a pena, pois Deus nos abençoa grandemente.

Havendo tempo hábil, ao final da aula, após aplicar todo o conteúdo pedagógico sugerido em sua revista, propomos uma brincadeira, a fim de trabalhar esse conceito de maneira lúdica e eficiente. Com as regras da brincadeira “o mestre mandou”, designe algumas tarefas, que com agilidade deverão ser cumpridas pelos primários. Os que não conseguirem a tempo ou errarem vão saindo. Você pode solicitar alguns voluntários para ser o mestre a dar a ordem. Ao final, enfatize a importância de sermos obedientes, se possível disponibilizando brindes: um bombom, bala, um lanche especial, ou o que lhe for acessível e do agrado das crianças.

O Senhor Jesus te abençoe e capacite! Ótima aula.