Lição 10 – Israel X Judá – a divisão do reino

 ESBOÇO DA LIÇÃO

1. A DIVISÃO DO REINO
2. O REINO DO NORTE
3. O REINO DO SUL

OBJETIVOS
DISCUTIR o contexto da divisão do Reino unido de Israel;
APRESENTAR as características principais dos Reinos do Norte e do Sul;
REFLETIR sobre os motivos e as consequências da divisão.

Querido (a) professor (a), estamos vivenciando dias de grande terror global ao acompanhar perplexos os ataques da Rússia contra a Ucrânia, países que já foram um só território no passado. Aproveite o estudo dessa próxima semana, “Israel X Judá – a divisão do Reino”, para dedicar um momento de oração pelas vítimas que padecem nesse terrível cenário. Sugerimos também que você trace um paralelo entre o estudo da lição e os acontecimentos atuais.

Explique à classe que, apesar de não haver arma de fogo ou nuclear nos tempos do rei Roboão, toda guerra e conflito também eram marcados por sangue inocente e prejuízo geral para ambos os lados. Saliente assim a importância da sabedoria do Alto para liderar pessoas, ainda mais para governar uma nação.
Salomão foi muito assertivo, pois no início de seu governo, pediu exatamente sabedoria a Deus, quando em sonho foi visitado por Ele (Cf. 2 Cr 1.7-12). O Senhor se alegrou por tal escolha o concedendo muito mais.

Entretanto, ao longo de sua vida, o filho de Davi foi se distanciando desse desejo de governar de maneira a conduzir o seu povo ao único Deus. O rei foi inclinando o seu coração aos falsos deuses de suas muitas esposas, oriundas de outros povos e religiões (1 Rs 11.1-43).

“O Senhor, o Deus de Israel, havia aparecido a Salomão duas vezes e lhe havia ordenado que não adorasse deuses estrangeiros. Mesmo assim, Salomão não obedeceu ao Senhor, mas afastou-se dele. Por isso, o Senhor ficou muito irado com Salomão e disse:

— Você quebrou a sua aliança comigo e desobedeceu aos meus mandamentos; por isso, eu vou tirar o reino de você e vou dá-lo a um dos seus oficiais. No entanto, por amor a Davi, o seu pai, eu não farei isso enquanto você estiver vivo, mas durante o reinado do seu filho. E não tomarei dele o reino inteiro, mas deixarei que ele fique com uma tribo, por causa do meu servo Davi e por causa de Jerusalém, que escolhi para ser a minha cidade” (vv. 9-13).

Leia com a classe o trecho destacado acima e reflitam juntos sobre a forma como até mesmo a sabedoria sem Deus pode levar a gravíssimas consequências. Faça uma aplicação pessoal aos seus alunos: Assim como Salomão, muitos deles hoje amam a Deus, receberam promessas divinas feitas ainda aos seus pais, buscam a sabedoria e são inteligentes. Porém, se não permanecerem firmes buscando ao Senhor, tudo isso não impedirá o sofrimento pelas quedas que sobrevém quando priorizamos outras coisas e pessoas, no lugar de Deus.

No caso de Salomão, ele se deixou levar pelas esposas e idolatria a falsos deuses. Mas lembre-os que “ídolo” e um “falso deus” é tudo aquilo que toma o lugar do Todo-Poderoso em nossos corações. Portanto, para uns é o dinheiro, para outros uma paixão, uma pessoa, uma meta que vira obsessão, a influência, “fama”, curtidas, aparência, amizades… A lista não tem fim. Proponha que eles reflitam e em seguida conduza-os em oração, clamando o perdão do Senhor caso alguém o esteja deixando de lado, adorando “deuses” em suas vidas ao colocá-los no tempo e lugar que seriam do nosso Salvador.

O Senhor o abençoe e capacite! Boa aula.