ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 6 / 2º Trim 2022

 



AULA EM 8 DE MAIO DE 2022 - LIÇÃO 6
(Revista Editora Betel)

Tema: Apocalipse – O Livro do Trono

Texto Áureo: Ap 4.2

INTRODUÇÃO
Professor(a), nesta lição, o foco é apresentar a grandeza de Deus diante da revelação de Seu trono no céu.
"A palavra trono aparece 44 vezes no Apocalipse, deixando claro que este é o livro do trono", como dito anteriormente, Apocalipse não somente o livro da revelação das últimas coisas, mas principalmente, a revelação de Deus à humanidade, ou seja, Deus se revelando a humanidade de forma plena. Como aparece em Ap 1.7, que vai ser o espetáculo onde porá fim ao ateísmo:
"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém." Ap 1.7

1- O TRONO

1.1. Trono alto e sublime.
"Seu trono é tão alto e elevado que todo céu é o Seu trono [Mt 5.34]", esse tipo de conhecimento diferencia a religião cristã das demais, pois ao afirmarmos que o trono do nosso Deus está acima de tudo que existe, estamos afirmando a Sua superioridade sobre todos. Por isso muitas vezes somos odiados, e cada um deve ter a certeza de que, crer em Deus é o mesmo que descreditar em qualquer outro deus. Não tem como ser amigo de Deus e amigo também das outras crenças.

1.2. Trono de justiça e juízo.
"No Apocalipse, vemos que o tempo de Deus tratar com a humanidade se aproxima", a fé cristã aponta para um final de todas as coisas, e o livro de Apocalipse é a revelação desse final. Nele podemos ver que todos prestarão contas diante do Senhor. Esse é o detalhe que alfineta a mente de todas as pessoas, pois todos, um dia, comparecerão diante de seu Criador e dará conta de seus atos. Muitos fogem dessa verdade, tentando evitar esse peso na consciência, Apocalipse é um livro atormentador para eles.

1.3. Trono de Davi.
- "Maria recebeu o anúncio de que seria a mãe do Messias e que o “Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.”, as formas de um rei passar o trono, era pela sucessão devido à morte ou pela derrota em uma guerra. Jesus venceu a morte e por isso jamais passará o trono, pois jamais morrerá. E sobre ser derrotado em uma guerra, não há força bélica no mundo ou fora dele capaz de enfrentar o nosso Senhor.

2- EM VOLTA DO TRONO

2.1. Os vinte e quatro anciãos.
- "O número 24 relacionado a eles sinaliza uma cifra completa, que pode estar apontando para os patriarcas das tribos de Israel e os doze apóstolos", dessa forma podemos entender que os 24 anciãos representam autoridades do povo de Deus, pois "ancião" na Bíblia remonta a líder, de cidades ou igrejas. Sendo assim, seriam a representação ou os próprios 12 patriarcas das tribos e os 12 apóstolos. Veja a promessa que Jesus fez aos apóstolos: "E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.", Mt 19.28 (grifo meu).

2.2. Os quatro seres viventes.
"Os querubins aparecem guardando a entrada do Éden após a queda do homem [Gn 3.24], eles aparecem no tabernáculo e no templo", esses querubins são mencionados na função de guardas ou de sentinelas, tanto do Éden como do trono e na tampa da arca. É ideal que sejam quatro para que demonstre uma guarda perfeita, um para cada lado. O número quatro dá ideia de lados, no caso os lados do quadrado. Isso serve para os querubins montando guarda e também para a expansão do Evangelho que deve ser em quatro direções, talvez por isso tenhamos quatro evangelhos com características distintas.

2.3. As sete lâmpadas de fogo.
...

3- NO TRONO

3.1. Como jaspe e sardônica.
- "Porém, é interessante notar que, no Antigo Testamento, jaspe e sardônica aparecem no peitoral do juízo usado pelo sumo sacerdote", isso demonstra uma das principais características do Senhor, a justiça, o nosso Deus, além de amor, também é um Deus de justiça. Numa definição simples, justiça é pagar a cada um segundo às suas obras. Assim é o trono de Deus. Nesse mundo tão injusto, as pessoas precisam de justiça. Ao pagar os nossos pecados com o próprio sangue, o Senhor Jesus satisfez essa justiça de Deus. 

3.2. Arco celeste.
- "o arco celeste aparece aqui novamente indicando que, mesmo com toda a destruição que está prestes a vir, haverá restauração e vida", o arco íris, possui as cores do mundo, as cores do plano físico, todas as cores que existem na natureza estão representadas nele. Quando Deus mostrou para Noé e fez a promessa de não mais destruir a terra com água, Deus estava mostrando que não destruiria mais as cores do mundo. O mesmo arco aparece na visão do Trono, mostrando que essa aliança permanece no coração de Deus, pois o Senhor sempre nos dá esperança de restauração. 

3.3. Semelhante a esmeralda.
"É a pedra que representa ou corresponde à tribo de Judá, a tribo real. Mostrando a soberania e poder deste trono.", a tribo de Judá é a tribo da família de Davi, a tribo da qual veio o Senhor Jesus, a semelhança da esmeralda que João viu, representa a autoridade do Leão da Tribo de Judá, que assentou-se no Trono à destra de Deus. Jesus é o rei!

CONCLUSÃO
- "Vimos que, sendo o Apocalipse o livro do trono, devemos confiar em Deus, que cumprirá Suas promessas.", diante da grandiosidade da visão do Trono do Senhor, devemos estar preparados para o encontro com Cristo, não pode haver dúvidas, mas temor.
Professor:
- Faça a revisão.
- Elabore perguntas para a classe.
- Convide os alunos para a próxima aula, fale algo da próxima lição.
- Ore com a classe.

 
Nosso objetivo é ensinar a Palavra, Não temos nenhuma renda, tudo aqui é gratuito!!

Para ajudar esse ministério de ensino com contribuição de qualquer valor: Chave Pix (Tel) 48 998079439

 
Acesse: Conteúdo Lição 6 / Vídeo Lição 6

___________________________________________________________

Se houver alguma dúvida, tire pelo whatsapp 48 998079439 - Pr Marcos André  https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com