ESCOLA DOMINICAL BETEL SUBSÍDIO - Lição 9 / 3º Trim 2022

 



AULA EM 28 DE AGOSTO DE 2022 - LIÇÃO 9
(Revista Editora Betel)

Tema: O Tesouro no Céu, a Candeia e a busca do Reino

TEXTO ÁUREO
“Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6.33

VERDADE APLICADA
O cristão deve sempre propagar o reino de Deus e promover a justiça de Deus por intermédio da evangelização e do amor ao próximo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
MATEUS 6

19- Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam
20- Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21- Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
22- A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
23- Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA / Pv 4.27 Retira o teu pé do mal.
TERÇA / Pv 15.30 A luz dos olhos alegra o coração.
QUARTA / Is 51.8 A justiça do Senhor dura para sempre. 
QUINTA / Mt 6.26-33 A ansiosa solicitude pela nossa vida.
SEXTA / Mt 15.7-8 A hipocrisia dos fariseus
SÁBADO / Lc 12.13-21 A parábola do rico insensato.

INTRODUÇÃO
- "Jesus nos alerta sobre o valor das coisas espirituais em comparação com as coisas materiais.", convém lembrar que o sermão do monte é um sermão de orientação de atitudes para uma correta vida cristã. Em todo o sermão Jesus nos ensina a guardar o nosso coração, para que as nossas atitudes sejam o reflexo do que temos de bom no nosso interior.
- "Seu enfoque está na durabilidade e valor daquilo que estamos juntando em nossa vida [Mt 6.19-20].", por isso a lição nos ensina sobre o que devemos buscar nessa vida, sobre como devemos ver as coisas e sobre o que devemos dar mais importância.

1- O TESOURO NO CÉU

1.1. Evitar supervalorizar aquilo que a traça pode destruir.
- "O conteúdo das palavras de Jesus não visa atingir diretamente a pobreza ou a riqueza. Quando fala em acumular tesouros no céu, Jesus fala de não ter como objetivo acumular riquezas terrenas que perecem.", nessa parte Jesus não está falando contra a ter riquezas materiais, Ele está dizendo que a nossa prioridade não deve ser esse tipo de riqueza. O Mestre também comentou acerca de investimento no Reino de Deus, quando Ele usa a metáfora "acumular tesouros no céu".
- "Sua instrução é para que não venhamos cometer o absurdo de dedicar uma vida inteira por algo que é perecível [Mt 6.19-20]. Assim eram os fariseus. Eles usavam a religião para ganhar dinheiro, seus corações estavam totalmente apartados de Deus [Mt 15.7-8; 16.4].", de lá pra cá não mudou muita coisa, pois muitos supostos religiosos têm buscado ficar ricos se utilizando da obra de Deus. O problema é quando isso vira o foco na vida do cristão. Um alerta apostólico para todos os crentes é esse:
"Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína." 1 Tm 6.9
 
... adquira esse subsídio completo.
 

- PARA RECEBER ESSE SUBSÍDIO COMPLETO É SÓ ENVIAR UMA PEQUENA CONTRIBUIÇÃO DE R$ 2,00 para a chave PIX 48 998079439 (Marcos André)

Obs: Após fazer o PIX mande o comprovante ou avise pelo whatsapp (48 998079439) e lhe enviaremos os arquivos PDF e editável do subsídio, para o whats ou email.

Se desejar, pode fazer um único pix e deixar agendado as próximas lições!

 
Acesse: Conteúdo Lição 9 / Vídeo Lição 9 https://marcosandreclubdateologia.blogspot.com